O Secreto para Tornar o Financiamento mais Eficiente

Controlar os Gastos: O Primeiro Passo para uma Finança mais Solidérrima

Muitos brasileiros se deparam com a dolorosa verdade: o salário entra na conta bancária no final do mês e nem dá para fechar no azul. O dinheiro que entra cobre parte do cheque especial que foi usado e contas e contas só se acumulam cada vez mais. Os telefonemas de cobrança são inúmeros e o nome sujo é a consequência mais imediata. No entanto, sabemos que uma educação financeira é capaz de mudar esse quadro.

Anote todos os Gastos

Anotar todos os Gastos: a Primavera para Controlar os Dinheiros

Para aprender a controlar os gastos, o primeiro passo é anotar todo e qualquer tipo de dinheiro que sai da conta bancária, seja para pagar a conta de celular como para comprar um refrigerante. Tudo deve estar no papel ou na planilha. Por que isso é necessário? Porque dessa forma é possível identificar onde está havendo o maior número de gastos e a partir disso, começar a cortar os possíveis desperdícios.

Quitação de Dívidas

Quitação de Dívidas: a Liberadora para a Finança

O próximo passo para aprender a controlar os gastos é verificar a possibilidade de quitação de dívidas, especialmente aquelas referentes a cartão de crédito, que têm juros altíssimos e só o consumidor sai perdendo a cada dia que se passa sem pagar. Portanto, mesmo que ela seja muito alta, os especialistas afirmam que é preciso negociar de qualquer forma, nem que seja preciso pela via jurídica.

Economizar e Aumentar a Poupança

Economizar e Aumentar a Poupança: a União entre o Desenvolvimento Financeiro

Uma outra forma de controlar os gastos é fazer a velha economia, mas não aquela em que o dinheiro fica embaixo do colchão. É muito interessante juntar o pouco que resta no final do mês na poupança, pois ela rende juros, mesmo que pequenos. Os profissionais da área afirmam que quem tem pouco dinheiro, até R$5.000, deve guardar na poupança e só depois tentar fazer investimentos mais arriscados, como ingressar no mercado de ações, por exemplo.

Evite a Compra à Prazo

Evite a Compra à Prazo: a Armadilha Financeira Conhecida

Especialistas também alertam que a compra feita a prazo é uma das principais vilãs dos que pretendem controlar os gastos. Os consumidores são seduzidos pelas parcelas acessíveis e acabam gastando mais do que podem, pois compram na loja A, na loja B, na loja C e quando vão ver, o número de parcelas é imenso e o valor também. Portanto, a opção é ser bem racional e ver se realmente há a necessidade de adquirir tal produto ou contratar determinado serviço.

Controle Financeiro: a Key para a Liberdade Financeira

Controle Financeiro: a Key para a Liberdade Financeira

Não é fácil, é verdade, mas é possível mudar o rumo da finança com apenas alguns ajustes. A educação financeira é o segredo para evitar a escravidão financeira e tornar o futuro mais promissor. Então, comece agora a controlar seus gastos, a ajustar sua rotina financeira e a construir um futuro financeiramente seguro.

O que você achou deste conteúdo?