Chulé é o nome popular dado à bromidrose quando acontece nos pés. É causada pelo suor excessivo na planta dos pés e agravada pela falta de higiene.
O mau cheiro decorre da ação de bactérias, que se alimentam do suor e de todo material que se encontra sobre a pele. As bactérias estão presentes na epiderme, camada superficial da pele. A umidade faz com que elas se proliferem mais rapidamente.
Os microrganismos decompõem o suor excessivo. A decomposição é um processo de fermentação e libera gases de odor ruim. Sapatos fechados, de borracha, de plásticos, meias sintéticas, facilitam a produção de suor e impedem a ventilação dos pés. Para reduzir o mau cheiro provocado pelo chulé, é necessário fazer com que o suor dos pés diminua ou reduzir as bactérias que estão na região dos pés.
O odor desagradável nos pés pode gerar incômodo não apenas à pessoa que apresenta o problema, mas também àqueles que estão à sua volta.
O suor é composto por água e sais minerais e não possui cheiro, mas, quando em contato com as bactérias colonizadas nos pés, devido ao uso de sapatos fechados, sem ventilação, ou em decorrência de estresse e alterações hormonais, surge a situação tão incômoda e com odor ruim.
Para se cuidar contra o problema de chulé, a pessoa deve lavar os pés e entre os dedos, usar sandálias ou sapatos com meias de algodão e usar também desodorantes antitranspirantes. Talcos e sabonetes só devem ser utilizados com prescrição médica. O pó anti-séptico evita a proliferação de bactérias, além de funcionar como compressores dos poros e inibidores da secreção de suor.
Outro aliado são as lontoforese, umas placas que, quando colocadas na região plantar, promovem uma troca de íons que diminuem a transpiração. Há também o uso de medicação, que deve ser prescrito pelo médico, quando necessário.
O ideal é ter um cuidado específico com essa região, evitando condições que favoreçam a proliferação de bactérias. A higiene também é fundamental. Procure usar meias de algodão, evitar o uso de tênis sem meias, expor os calçados ao sol, trocas as meias todos os dias, secar bem os pés, usar cremes esfoliantes, dentre outras orientações. Use vai ajudar a diminuir o problema
1 comentário
Usei o tal do semcheiros e fiz o teste de são Tomé e não é que funcionou? o site é http://www.semcheiros.com.br lá tem dicas importantes também. Estou dando essa dica porque tem muita gente sofrendo com chulé, cecê, odor nas axilas e mau hálito.