As estufas são estruturas que têm o objetivo de acumular e conter o calor em seu interior, sendo uma ótima opção para quem gosta de ter muitas plantas em casa, já que auxiliam no crescimento saudável das mudas, deixando o seu jardim ainda mais completo e bonito. Confira nossa matéria e aprenda Como fazer uma estufa para plantas.
Como fazer uma estufa para plantas
Elas protegem as mudas de mudanças bruscas na temperatura e também de alguns insetos, que podem atacar as plantas e matá-las antes mesmo que se desenvolvam. No interior da estufa, o calor é mantido maior do que ao seu redor, devido à pouca ventilação da estrutura. Essa fonte de calor pode ser o próprio sol ou uma fonte elétrica.
Existem vários tipos de estufas para plantas, desde as menores, montadas em casa, até as enormes, normalmente usadas por grandes agricultores em suas fazendas e plantações. Mas para você fazer uma estufa caseira, não é preciso gastar nenhuma fortuna e nem sair abrindo buracos pela residência. Até quem mora em apartamentos pode ter uma pequena estufa.
Mini-estufas
Quem mora em apartamentos ou em uma casa pequena, sem quintal, pode utilizar a própria estrutura da residência para funcionar como uma estufa. As lavanderias envidraçadas ou as varandas fechadas com vidro podem atuar como uma pequena estufa, e funcionam principalmente para quem quer ter orquídeas. Outra alternativa é usar aquários grandes com tampas, que funcionam muito bem como estufa para mudas das famílias das cactáceas e suculentas, entre outras. Em ambos os casos, é importante que as estufas fiquem em um local iluminado pelo sol e que você não se esqueça de molhar e adubar as plantas.
Estufas de tamanho médio
Para quem está querendo fazer uma estufa de tamanho médio, a tarefa também não é difícil. Basta construir uma estrutura firme, que pode ser de metal, PVC, bambu ou madeira, e colocar uma cobertura de plástico de estufa, usando pistola de grampos para fixá-lo. Se a estrutura for mais rígida, tiras de madeira e parafusos devem ser usados para fixar o plástico.
Depois de pronta, a estufa vai se parecer bastante a uma tenda, e pode ser colocada no quintal ou em um jardim, desde que não haja nenhum obstáculo provocando sombras nela. A partir daí, você já terá um espaço para cultivar frutos e hortaliças, verificando antes se a espécie é adequada para a estufa. As plantas de sol, por exemplo, não sobrevivem muito tempo na estufa.
Também preste atenção na irrigação e na adubação, para um melhor desenvolvimento das plantas.
Grandes estufas
Caso você esteja interessado(a) em montar estufas de maior porte, confira as dicas da Revista Globo Rural e da Embrapa.
Veja o vídeo abaixo e aprenda a fazer estufar de garrafas PET:
8 Comentários
muito boa a esplicasao ta e parabens quem crio o site.
Gostaria de saber o nome do material usado na cobertura e o valor por metro quadrado
FAÇO ESTUFA DE VIDRO PARA PLANTAS
muito obrigado essa estuva vai me ajudar muito estou muitíssimo grato vlw
Tem uma que gostei bastante também e é feita com lâmpadas fluorescentes e controlada eletronicamente, muito boa para quem não tem espaço e precisa de temperatura controlada.
Está nesse site:
http://www.tudoemvolta.com.br/2013/11/estufa-agricola-plantas-eletrica-caseira.html
Gostaria de saber se as placas de policarbonato alveolar são uma boa opção para o tecto de uma estufa de uso particular, no que respeita aos raios UV (necessários para a fotossíntese das plantas. Obrigado.
gostei vai me ajuda muito para meu projeto de fera
de ciências
Parabéns, gostei muito. Mas gostaria de perguntar uma coisa , se for possível me responder agradeço muito. Estou pensando em construir uma pequena estufa aproveitando uma parede do meu murro no formato meia-água. Será que vai funcionar ou não? Obrigado pela atenção. Um abraço.