Cursos Gratuitos do Programa Bolsa Família: uma oportunidade de qualificação para brasileiros de baixa renda
O mercado de trabalho: cada vez mais desafiador
Hoje em dia, o mercado de trabalho é cada vez mais exigente em relação aos profissionais. Embora existam muitas oportunidades de emprego, há um grande déficit de mão-de-obra qualificada para atendê-las. Pensando nisso, o Governo Federal tem implementado programas que ampliam o acesso à educação profissional e tecnológica, especialmente para aqueles que não podem pagar as mensalidades.
Os Cursos Gratuitos do Programa Bolsa Família
Os cursos grátis do Bolsa Família são oferecidos através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), uma iniciativa que existe desde 2011. O objetivo é aumentar o número de brasileiros matriculados na educação profissional e tecnológica. Até 2015, mais de 8 milhões de vagas gratuitas foram distribuídas.
Formação Inicial e Continua (FIC)
O Pronatec trabalha com uma modalidade de educação profissional chamada Formação Inicial e Continua (FIC). Essa modalidade é composta por cursos rápidos e direcionados às funções mais demandadas pelas empresas. São 644 opções para se qualificar, abrangendo 13 eixos tecnológicos diferentes.
Benefícios para os beneficiários do Bolsa Família
Os cursos grátis FIC são oferecidos especialmente para os beneficiários de programas sociais de transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família. Além de não pagar mensalidade, os alunos recebem uniforme, auxílio transporte e auxílio alimentação. As aulas são realizadas nas instituições parceiras do Pronatec, como SENAI, SENAC, SENAT e SENAR, além das escolas estatuais e institutos federais.
Inscrição nos Cursos Gratuitos
Para se inscrever em um dos cursos gratuitos, basta acessar o site pronatec.mec.gov.br e fazer uma pesquisa, considerando o estado, o município e a escolaridade. Se houver uma turma em aberto, clique em “Inscreva-se” e preencha um pequeno formulário. Você também pode optar por receber notificações, caso haja novas oportunidades. Outra forma de garantir a sua vaga é comparecendo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para fazer a inscrição pessoalmente.
O Bolsa Família: uma ajuda para a pobreza
O Bolsa Família existe desde 2003, com o objetivo de acabar com a pobreza extrema e a miséria no país. Desde sua criação, o programa tem oferecido um auxílio financeiro que ajuda a arcar com as despesas de educação, saúde e alimentação. Atualmente, são mais de 13,9 milhões de famílias beneficiadas pela iniciativa. Para se tornar um beneficiário do Bolsa Família, é preciso se enquadrar nos pré-requisitos do programa.
A importância da formação profissional
A formação profissional é fundamental para não depender apenas do auxílio do governo. Isso tornará o currículo mais interessante e aumentará as chances de conseguir uma posição no mercado de trabalho. Por isso, os beneficiários do Bolsa Família devem se inscrever nos Cursos Gratuitos do Programa Bolsa Família.