Os corantes estão presentes em grande parte dos alimentos industrializados. Existem vários tipos de corantes, porém os mais comuns são os artificiais e os naturais. O corante natural não possui restrições, já os artificiais não têm valor nutritivo e quando consumidos em excesso podem fazer mal a saúde. Veja mais.
O que são Corantes Artificiais
Os corantes artificiais são usados somente para colorir os alimentos que não possuíam cor ou que perderam durante o processo de industrialização. Esse produto serve como “embelezador dos alimentos”, por exemplo, uma gelatina de abacaxi perderia a atração aos olhos do consumidor se fosse transparente.
Onde estão presentes os corantes artificiais
Eles estão presentes em alimentos como:
- Salgadinhos de pacotes;
- Doces (balas, chicletes, pirulitos, gomas e etc) ;
- Refrigerantes;
- Bolos;
- Sorvetes;
- Sucos industrializados;
- Iogurtes;
- Shakes e outros.
Riscos e cuidados do uso de corantes artificiais
Quando consumidos em grandes quantidades e com frequência os corantes artificiais podem:
- Interferir no processo metabólico do organismo;
- Desencadear alergias, irritações no estômago;
- Pode prejudicar a pele;
- Causar problemas respiratórios.
Veja os benefícios de ter uma alimentação saudável
Os corantes devem ser consumidos em pequenas quantidades e por pessoas que não são alérgicas a eles. Os alimentos que possuem corantes artificiais devem ser evitados e deve-se dar preferência para os naturais.
Corante Artificial X Corante Natural
Os corantes naturais são aqueles derivados das plantas, animais e minerais, podendo oferecer risco de criar um odor forte. Eles são mais sensíveis a luz, o que diminui a resistência do alimento. Já os corantes artificiais são feitos através de compostos químicos que proporcionam longa duração dos alimentos, tornando mais chamativos aparentemente.
Veja algumas dicas de alimentos saudáveis .
É muito importante ficar atento durante a compra dos alimentos industrializados, pois as quantidades que devem ser consumidas estão presentes nos rótulos dos produtos. Em caso de sintomas e sinais de alergias, problemas respiratórios ou estomacais o médico deverá ser consultado. Não se esqueça que grandes quantidades podem ser prejudiciais a saúde, portanto dê preferência a alimentos naturais e de qualidade.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.