A depressão e o transtorno bipolar são doenças que acometem muitas pessoas em todo o mundo. Os dois problemas são muito confundidos, porém cada um possui suas particularidades. No caso da depressão, a presença de humor deprimido é evidente. Já no transtorno bipolar ocorre uma alternância de humor, em um instante o indivíduo apresenta euforia e em outro depressão. Saiba mais sobre o assunto e veja as principais diferenças da depressão e transtorno bipolar.
O que é depressão
Todas as pessoas, pelo menos uma vez na vida, já ficaram tristes ou deprimidas. Trata-se de uma reação normal à perda, aos desafios enfrentados na vida e à baixa autoestima e isso não é sinal de doença. Porém, algumas vezes o sentimento de tristeza é muito grande, dura muito tempo e faz com a pessoa seja desligada da vida normal.
O que diferencia uma simples tristeza de uma depressão é o tempo de duração do sintoma e as razões para ele aparecer. O portador de depressão muitas vezes não sabe o porquê de se sentir triste, ele apenas sente e expressa esse sentimento. A doença depressiva é um dos transtornos mentais mais comuns, mas pode ser tratada. Os tipos mais comuns de depressão são a clássica, a distimia, o transtorno bipolar e o sazonal.
Veja também dicas para sair da depressão sem remédios
Sinais e sintomas da depressão
- Tristeza;
- Perda de interesse pelas coisas que antes gostava;
- Falta de energia;
- Dificuldade de concentração;
- Sentimento de desesperança;
- Insônia ou sono em excesso;
- Problemas estomacais ou na digestão;
- Alterações no apetite, causando ganho ou perda de peso;
- Dores;
- Problemas sexuais;
- Pensamentos de morte, auto-mutilação e suicídio;
- Tentativa de suicídio.
O que é transtorno bipolar
O transtorno bipolar é uma doença na qual a pessoa passa por períodos de bom humor, irritação ou depressão. As oscilações de humor entre a mania e a depressão podem ocorrer de forma muito rápida.
O problema atinge homens e mulheres, principalmente em idade entre 15 e 25 anos. A causa do transtorno bipolar ainda é desconhecida, porém ocorre com maior frequência em pessoas com histórico familiar do problema.
O transtorno bipolar se apresenta em três formas, sendo o do tipo I, II e ciclotimia. No tipo I, o indivíduo apresenta pelo menos um episódio maníaco e períodos de depressão profunda. No tipo II, nunca apresenta episódios maníacos e sim elevação da energia e impulsividade alternadas com depressão. Já a ciclotimia envolve oscilações de humor menos graves.
Sinais e sintomas do transtorno Bipolar
1. Fase maníaca:
- Facilidade de distração;
- Diminuição da necessidade de sono;
- Baixo controle sobre o temperamento;
- Compulsão alimentar, beber em excesso;
- Gastos excessivos;
- Hiperatividade;
- Fala em excesso;
- Grande inquietação;
- Grande auto-estima;
- Pensamentos acelerados.
2. Fase depressiva
- Tristeza ou desânimo;
- Dificuldade de concentração;
- Fadiga;
- Perda de peso e apetite;
- Comer em excesso e ganhar peso;
- Baixa autoestima;
- Pensamentos de morte e suicídio;
- Problemas para dormir ou sono excessivo.
Veja também tratamentos para transtorno bipolar
A depressão e o transtorno bipolar são doenças diferentes que acometem um grande número de indivíduos. A diferença entre essas duas patologias está no humor. No caso da depressão, o indivíduo apresenta humor deprimido constante e no transtorno bipolar ocorrem alternâncias de mania, euforia com fases depressivas e de bom humor. Em caso de surgirem os sinais e sintomas, o médico psiquiatra deverá ser consultado.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.