O Lugar da Criança é na Cama e no Quarto dela: A Importância da Autonomia desde Cedo

Índice

A criação de bons hábitos é fundamental na vida das crianças, e um dos mais essenciais é aprender a dormir sozinha desde cedo. Embora possa parecer uma tarefa fácil, muitos pais enfrentam dificuldades para fazer o filho dormir sozinho, especialmente quando ele está acostumado a dormir na cama ou no quarto dos pais.

Por que a Criança Deve Dormir Sozinha

Durante a infância, a criança precisa aprender a se separar dos pais e desenvolver a autonomia. Dormir sozinha é um passo fundamental nesse processo. Quando a criança dorme na mesma cama com os pais, mais difícil será para ela se adaptar a dormir sozinha posteriormente. Além disso, a criança precisa aprender a se sentir segura e protegida no seu próprio quarto, o que é difícil quando está acostumada a dormir com os pais.

Dicas Para Fazer a Criança Dormir Sozinha

  1. Comece desde cedo: A partir dos seis meses de idade, é possível deixar a criança dormir sozinha. No entanto, é importante levar algumas vezes para as trocas e mamadas noturnas.

  2. Reveze durante a noite: Os pais devem revezar durante a noite, pois não é uma tarefa tão fácil levantar no meio da noite, com sono e cansado.

  3. Mantenha a rotina: A rotina pode ajudar no processo de adaptação da criança. Imponha um horário para a criança dormir e prepare o ambiente para que isso aconteça.

  4. Estabeleça regras: Estabeleça regras para que elas possam ser cumpridas. Não adianta dizer a criança que ela deve dormir, mas a casa continue agitada.

  5. Amplifique a iluminação: Não deixe a luz do quarto da criança acessa, se precisar use o abajur e tomadas iluminadas. Dessa forma, o ambiente fica mais seguro caso a criança levante no meio da noite.

  6. Faça da hora de dormir um momento agradável: A hora de dormir deve ser um momento muito agradável. Os pais devem contar historinhas ou conversar sobre o dia até que a criança durma.

  7. Ajuste gradualmente: Essa mudança não deve acontecer de forma traumática. O ideal é que os pais fiquem deitados com a criança os primeiros dias, depois sentados e por fim ficar somente na porta para dar boa noite.

  8. Coloque limites: Os pais devem colocar limites e não ceder as manhas da criança. Ceder alguma vez por motivo de doença ou frio, a criança aprenderá que os pais irão ceder sempre.

  9. Investigue as causas: Quando a criança acorda no meio da noite e pede para dormir com os pais, o mais sensato é investigar o que está acontecendo. Se estiver doente, é adequado receber os cuidados no quarto dela. Se estiver com medo, é indicado dar um passeio pelo quarto com ela, mostrando armários e gavetas, olhar embaixo da cama para que ela veja que não há o que temer.

  10. Deixe claro que é por tempo determinado: Os pais podem deixar o filho dormir eventualmente com eles, mas é necessário deixar claro que é por tempo determinado e que depois ela volta para a cama dela.

Conclusão

Dormir sozinha é um passo fundamental na vida das crianças, e é importante começar desde cedo para que elas desenvolvam a autonomia necessária. Os pais devem estabelecer rotinas diárias e estabelecer regras claras para que as crianças aprendam a dormir sozinha. Além disso, é importante ser paciente e entender que essa mudança não acontece sobre night.

O que você achou deste conteúdo?