Rinite
Rinite é uma irritação e inflamação que ocorrem na mucosa das vias aéreas superiores, normalmente por algum fator irritante. O tipo de rinite mais comum é o alérgico, que ocorre devido ao contato com algum fator que desencadeie a alergia como, por exemplo, poeira, pelo de gato, flores, perfumes, fumaça, ácaro entre outros. Mas também pode ocorrer por exposição a microrganismos como vírus ou bactérias.
O indivíduo que possui rinite já tem uma pré-disposição para a doença, pois ela é fortemente ligada a fatores genéticos. Então, quando em contato com algum fator que gera alergia para aquela pessoa, seu corpo prepara respostas para combater o que levou a alergia, porém de forma exagerada. O que leva uma pessoa a ter rinite pode não levar outra a ter o mesmo problema, depende muito da resposta do organismo de cada indivíduo.
Sintomas
Muitas substâncias inflamatórias, como a histamina, são liberadas durante o contato do indivíduo com o que levou a resposta alérgica. Essas substâncias levam ao aparecimento dos sintomas como coceira nasal, nariz escorrendo (coriza), espirros e ardência nasal.
Tratamento
Quando o quadro é alérgico, o principal tratamento é tirar a pessoa do contato com o que está lhe causando a rinite. Por exemplo, se a pessoa é alérgica a poeira, tirar tapetes, cortinas e bichos de pelúcia do quarto podem ajudar muito a acabar com o problema. Os medicamentos usados nesses casos são anti-histamínicos e analgésicos para aliviar a dor.
Sinusite
Já a sinusite é uma inflamação dos seios paranasais que ocorre por algum agente infeccioso, normalmente bactérias. O que acontece é que possuímos na face, próximo ao nariz, regiões ocas chamadas seios da face ou seios paranasais. Esses locais possuem muco e secreções que estão continuamente em movimento, produção e esvaziamento. Porém, quando algo obstrui algum canal de esvaziamento desses seios, pode ocorrer proliferação bacteriana acarretando a sinusite. Também existe sinusite por vírus, fungos e devido a processos alérgicos, mas são menos frequentes.
Sintomas
Os sintomas mais comuns das sinusites bacterianas são dor no rosto, principalmente ao apertar (sobre os seios da face), dor de cabeça, mal estar geral, coriza e febre.
Tratamento
Depende do agente infeccioso. Mas como normalmente ocorre devido a infecções bacterianas, são utilizados antibióticos para tratar o problema. Podem, também, serem usados analgésicos e antitérmicos para o alívio da dor e da febre.
É importante manter o ambiente limpo, para prevenir a sinusite alérgica, utilizar soro fisiológico nas narinas quando ocorrer obstrução nasal, tomar bastante líquido para que o muco dos seios paranasais não fique espesso.
Existe a sinusite alérgica, que é mais facilmente confundida com a rinite, ela ocorre quando os sintomas da rinite ocorrem também dentro dos seios da face.
O melhor exame para se diagnosticar uma sinusite não é o raio X e sim o ultrasson.
É muito importante distinguir as duas doenças, pois a forma de tratamento é muito diferente. Quando o diagnóstico é feito errado, podem ocorrer complicações sérias. Fique atento!
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.