Muitas mulheres sentem-se bastante incomodadas com a menstruação e algumas até acreditam que o fluxo é capaz de prejudicar a saúde. Por isso não é incomum encontrar quem opte por tratamentos que interrompem o ciclo menstrual. Acabe com as principais dúvidas sobre essa decisão e conheça mitos e verdades sobre a interrupção da menstruação.
Saiba quais os hábitos que podem fazer a menstruação atrasar.
Mitos e verdades sobre a interrupção da menstruação
- A menstruação pode ser prejudicial à saúde
Mito. De acordo com os últimos levantamentos da FEBRASGO (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), os estudos comprovam que não existe nenhum problema em menstruar, já que esse é um estado fisiológico para o qual o organismo feminino foi preparado evolutivamente. Por outro lado, também não existe nenhum benefício comprovado na manutenção dos ciclos menstruais.
- Parar de menstruar pode trazer benefícios
Verdade. Além da menstruação não prejudicar a saúde feminina, a interrupção dos sangramentos mensais é capaz de proporcionar vários benefícios, especialmente no caso de mulheres que sofrem com sintomas negativos, como anemia crônica. Nessas situações é altamente aconselhado optar por métodos contraceptivos que cessam a menstruação.
- O tratamento para interromper a menstruação é hormonal
Verdade. Todos os tratamentos capazes de interromper a menstruação de forma reversível são hormonais. Como a resposta terapêutica pode variar de um indivíduo a outro, é preciso ter bastante paciência para encontrar o medicamento eficaz e que cause o mínimo de efeitos colaterais possível.
O principal tratamento irreversível é a histerectomia, indicado no caso de mulheres com prole constituída, que não apresentam o desejo de engravidar e portadoras de sangramento uterino anormal durante os dias de fluxo.
Confira tudo o que você precisa saber sobre menstruação.
- Os tratamentos hormonais garantem ausência total de sangramento
Mito. Existem várias opções de tratamentos para interromper a menstruação, mas é importante esclarecer que nenhum dos métodos é capaz de garantir a ausência total do fluxo sanguíneo. Existe 30% a 70% de chance de ocorrer sangramento de escape, chamado de “spotting”, essas chances aumentam ou diminuem conforme o medicamento utilizado.
- Os tratamentos para parar de menstruar são injetáveis
Mito. Existem várias medicações que podem ser usadas para parar de menstruar, variando desde as injetáveis, mais populares para essa finalidade, até o uso contínuo de pílulas, uso de DIU hormonal, pílula de progesterona ou pílulas combinadas.
Veja alguns remédios caseiros para menstruação atrasada.
Interromper a menstruação é uma atitude adotada por mulheres que se sentem muito incomodadas com os ciclos mensais. Normalmente elas acreditam que o sangramento frequente pode fazer mal para a saúde. O tratamento para parar de menstruar é cercado por mitos e verdades, mas são indicados em algumas situações específicas. Caso você esteja incomodada com seu fluxo, consulte um médico ginecologista para sanar as dúvidas.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.