O aquecimento global não é culpa exclusiva de um ou dois países – muito menos dez -, mas já foi comprovado que os países desenvolvidos poluem mais por terem centros industriais, sendo os maiores responsáveis pela emissão de gás carbônico na atmosfera.
A lista dos países que mais contribuem com o aquecimento global segue abaixo, entre parênteses a porcentagem da poluição com emissões globais de gases poluentes:
Segundo o World Resources Institute no ano de 2005, a lista é encabeçada pelos Estados Unidos que com 4% da população mundial, emite 20% dos gases poluentes prejudiciais ao planeta e que fortalecem o aquecimento global.
- EUA (20%)
- China (15%)
- União Européia (14%)
- Rússia (6%)
- Índia (5,6%)
- Japão (4%)
- Alemanha (3%)
- Brasil (2,5%)
- Canadá (2,1%)
- Inglaterra (2%)
Segundo dados da Agência de Avaliação Ambiental da Holanda, a China havia superado os EUA em emissão de CO2 no ano de 2006, por 7,5%, isso devido ao fato de que muitos países desenvolvidos mandam várias indústrias manufatureiras para a China. O país faz uso de energia renovável cada vez mais, porém ainda há muita produção e consumo de energia suja.
Por essa razão, segundo a fonte da Agência de Avaliação Ambiental da Holanda, na lista acima os papéis de primeiro e segundo lugar se invertem, ficando a China (população de 1,3 bilhão) responsável pela emissão de quase 4,7 toneladas de CO2 por pessoa e os Estados Unidos com cerca de 19,2 tonelada.
A Índia poluindo mais
Segundo a mesma fonte (Agência de Avaliação Ambiental da Holanda) a Índia teria aumentado seu poder de emissão dos gases, tomando o terceiro lugar no ranking dos que mais poluem. O país é o segundo mais populoso do mundo produzindo 2.272 megatoneladas de CO2 equivalente e também fazendo uso de combustíveis fósseis baratos, a exemplo do carvão, e isso aumenta as emissões de poluentes.
Segundo a Agência de Avaliação Ambiental da Holanda, o ranking atualizado ficaria assim:
- China
- Estados Unidos
- Índia
- Rússia
- Japão
- Brasil
- Alemanha
- Canadá
- México
- Irã
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.