Sintomas de anemia profunda

Em tempos onde a boa alimentação é tão valorizada, muita gente ainda sofre de um mal que esse hábito provavelmente poderia ajudar a resolver. Seja lá em qual época da vida em que você esteja, a anemia poderá ser ainda muito mencionada. É que a anemia é um dos problemas de saúde mais comuns do planeta. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que cerca de 1/3 da população mundial sofra com esse problema. Mulheres e crianças são os mais afetados. Gestantes, mulheres que estão amamentando, adolescentes e adultas são os grupos mais recorrentes, e isso é explicado pela perda de sangue durante a mestruação. Já entre as crianças, a anemia atinge especialmente as que são menores de dois anos.

Sintomas de anemia profunda

Esse mal é caracterizado pela deficiência no tamanho ou no número de glóbulos vermelhos presentes no nosso sangue ou na quantidade de pigmento (hemoglobina) que ela contém. Seja lá qual for a sua causa – carência e nutrientes na alimentação, doenças na medula óssea ou anomalias genéticas – a anemia afeta as trocas de oxigênio e gás carbônico entre o sangue e outras células do nosso corpo e como resultado o nosso organismo acaba sofrendo consequências bastante incômodas para a nossa rotina dependendo do grau com o qual se manifesta. Se uma anemia leve já pode trazer incômodos, imagine quando se trata de uma anemia profunda?

Principais sintomas da anemia profunda

Os sintomas que podem indicar uma anemia profunda são cansaço, falta de memória, tonturas, fraquezas, baixo desempenho na prática de atividades físicas, irritabilidade, perda de apetite, palidez na parte interna dos olhos e lábios, dores musculares, falta de ar ou respiração muito curta e taquicardia. A baixa produção de hemoglobina faz com que o coração precise bater acelerado para mandar a mesma quantidade necessária de oxigênio para todas as células. Como você pôde perceber, são sintomas que não podem nem devem ser ignorados.

Tudo bem que sejam sintomas visíveis, mas isso não basta para fazer um diagnóstico, portanto nada de automedicação. Esses sintomas também podem ser típicos de outras doenças portanto apenas um médico está apto a falar sobre o assunto.

Nada de tomar remédios por conta própria porque o tratamento pode ser diferenciado de acordo com as causas e o grau da anemia. O máximo que poderá fazer sozinho, mas ainda assim algo que não lhe desobriga da consulta médica é promover uma mudança em sua alimentação. Na maioria esmagadora dos casos, cerca de 90% deles, a causa é a falta de ferro em nossa dieta, sendo que a ingestão de certos alimentos pode ajudar no tratamento. Veja algumas dicas:

  1. As melhores fontes de ferro estão presentes em alimentos de origem animal: carne vermelha, frango e peixe. Isso porque tem em sua composição o tipo heme, descrita pelos médicos como sendo mais facilmente aproveitado pelo organismo. No caso da carne bovina, esse consumo deve ser feito com moderação devido aos teores de gordura.
  2. As saladas também são importantes aliados, então não deve ser excluída da alimentação. Verduras com folhas verde-escuro, como espinafre, agrião e rúcula, e legumes como feijão, grão-de-bico e soja devem fazer parte da dieta.
  3. Não se esqueça de ingerir alimentos com vitamina A, pois ela contribui para a absorção do ferro: frutas e legumes amarelos, como abóbora, mamão e manga além de estar presente no leite e seus derivados.
  4. O papel da vitamina B12 contra a anemia é tão importante quanto o do ferro. Portanto ingerir carne, peixe, ovo, aveia, leite e derivados dá uma ajuda e tanto para o seu organismo.
  5. Alimentos com ácido fólico também são úteis por contribuir com a fabricação das hemácias: então nesse caso o espinafre, couve, brócolis, tomate e caju podem ajudar.

Leia também:

5 Comentários

  • Boa Tarde Maria tudo bom, pois o melhor é procurar um médico o mas rápido possível, pode ser uma simples anemia, ou até uma alergia , mas só um parecer medico pode ser preciso e assim iniciar um tratamento adequado.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  • tenho todos esses sitomas mas aparece manchas rochas em meu corpo

  • Boa Noite Jacinta tudo bom, você pode fortalecer seu organismo consumindo em cada refeição alimentos ricos em ferro, como salsinha, feijão e açaí, e sempre que consumir alimentos ricos em ferro, acompanhar, sempre que possível, com alimentos ricos em vitamina C, como laranja e acerola;
    Consumir alimentos enriquecidos com ferro, como farinha de trigo especial e leite enriquecido;
    Evitar o consumo de alimentos que prejudicam a absorção do ferro pelo organismo, como as bebidas alcoólicas, café, chocolate e cerveja.
    Obrigada espero ter ajudado. Boa Sorte
    Fique atento em breve novos artigos e mas novidades no nosso portal.

  • p eguei anemia profunda se cuidar nao tem perigo de voltar eu queria saber qual os cuidados.

  • eu sempre tenho q me tratar da anemia ja tive anemia profunda e tive q fazer transfusão de sangue foi tenso mas graças a deus estou bem a gora to com anemia mas mas fraca

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.