Vírus H7N9 da gripe aviária: saiba mais

O vírus H7N9 é responsável por causar a gripe aviária. Estudos revelam que este agente infeccioso tem origem nas aves, especialmente frangos.

A nova gripe aviária já matou 22 pessoas na China. (Foto:Divulgação)

A gripe aviária casada pelo H7N9 está fazendo vítimas principalmente no Oriente. Só na China, os mortos pelo vírus chegam a 22. Já o número de pessoas contaminadas no país é de 108.

Saiba mais: Esclareça as principais dúvidas sobre a gripe aviária

A nova gripe aviária

Para atacar os humanos, o vírus da gripe aviária sofreu uma mutação, tornando-se mais potente e fatal. Com medo da doença, os agentes de saúde chineses começaram a sacrificar aves em massa.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o H7N9 é considerado um dos vírus mais letais da gripe. Das pessoas que morreram por causa da doença, a maioria é constituída por idosos.

Para se proteger da nova gripe aviária, os chineses estão usando máscaras e adotando algumas medidas preventivas. Os cuidados para não contrair o vírus devem ser reforçados principalmente entre as pessoas que trabalham com aves, vivas ou mortas.

As pessoas usam máscara para se prevenir do vírus. (Foto:Divulgação)

Os sintomas da nova gripe aviária são semelhantes ao de uma infecção do trato respiratório, incluindo tosse, febre e dificuldades para respirar. Nos casos mais graves, o paciente desenvolver uma pneumonia ou sofrer com insuficiência respiratória.

Segundo os órgãos de saúde, a nova gripe aviária é muito mais transmissível aos seres humanos. Ela também é considerada difícil de rastrear. O período de incubação do vírus é de sete dias.

Como a gripe aviária H7N9 é considerada mais perigosa do que a comum, o tratamento do indivíduo infectado pelo vírus requer internação hospitalar. O consumo de medicamentos antivirais ajuda na recuperação. Beber muita água e fazer repouso também são recomendações médicas.

O vírus H7N9 é novo, mas ele já tem se transformado em alvo de pesquisas. A farmacêutica suíça do Grupo Novartis anunciou que vai criar uma vacina contra o novo tipo de gripe aviária dentro de poucas semanas. Os primeiros testes clínicos já estão programados para quando a fórmula da vacina estiver pronta.

Uma vacina está sendo desenvolvida para o vírus H7N9. (Foto:Divulgação)

A gripe aviária mais conhecida

A gripe aviária mais conhecida é causada pelo vírus H5N1. Os hospedeiros naturais são as aves, mas os mamíferos podem ser atingidos pela doença. Em 2005, aconteceu um surto da doença no Vietnã, Tailândia, Indonésia e Camboja.

O agente infeccioso H5N1 pode ser transmitido de ave para ave ou de ave para humano, mas não passa de humano para humano. Tudo indica que o novo vírus H7N9 também é transmitido da mesma forma.

Veja também: Sintomas da Gripe Suína

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.