O vírus H7N9 é responsável por causar a gripe aviária. Estudos revelam que este agente infeccioso tem origem nas aves, especialmente frangos.
A gripe aviária casada pelo H7N9 está fazendo vítimas principalmente no Oriente. Só na China, os mortos pelo vírus chegam a 22. Já o número de pessoas contaminadas no país é de 108.
Saiba mais: Esclareça as principais dúvidas sobre a gripe aviária
A nova gripe aviária
Para atacar os humanos, o vírus da gripe aviária sofreu uma mutação, tornando-se mais potente e fatal. Com medo da doença, os agentes de saúde chineses começaram a sacrificar aves em massa.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o H7N9 é considerado um dos vírus mais letais da gripe. Das pessoas que morreram por causa da doença, a maioria é constituída por idosos.
Para se proteger da nova gripe aviária, os chineses estão usando máscaras e adotando algumas medidas preventivas. Os cuidados para não contrair o vírus devem ser reforçados principalmente entre as pessoas que trabalham com aves, vivas ou mortas.
Os sintomas da nova gripe aviária são semelhantes ao de uma infecção do trato respiratório, incluindo tosse, febre e dificuldades para respirar. Nos casos mais graves, o paciente desenvolver uma pneumonia ou sofrer com insuficiência respiratória.
Segundo os órgãos de saúde, a nova gripe aviária é muito mais transmissível aos seres humanos. Ela também é considerada difícil de rastrear. O período de incubação do vírus é de sete dias.
Como a gripe aviária H7N9 é considerada mais perigosa do que a comum, o tratamento do indivíduo infectado pelo vírus requer internação hospitalar. O consumo de medicamentos antivirais ajuda na recuperação. Beber muita água e fazer repouso também são recomendações médicas.
O vírus H7N9 é novo, mas ele já tem se transformado em alvo de pesquisas. A farmacêutica suíça do Grupo Novartis anunciou que vai criar uma vacina contra o novo tipo de gripe aviária dentro de poucas semanas. Os primeiros testes clínicos já estão programados para quando a fórmula da vacina estiver pronta.
A gripe aviária mais conhecida
A gripe aviária mais conhecida é causada pelo vírus H5N1. Os hospedeiros naturais são as aves, mas os mamíferos podem ser atingidos pela doença. Em 2005, aconteceu um surto da doença no Vietnã, Tailândia, Indonésia e Camboja.
O agente infeccioso H5N1 pode ser transmitido de ave para ave ou de ave para humano, mas não passa de humano para humano. Tudo indica que o novo vírus H7N9 também é transmitido da mesma forma.
Veja também: Sintomas da Gripe Suína
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.