O Fies Sem Fiador: Facilitando o Ingresso no Ensino Superior

Em 2017, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) permitiu que os estudantes sejam cadastrados e validados sem precisar de um fiador. No entanto, para conquistar o fundo de financiamento estudantil na Caixa ou no Banco do Brasil, ter um fiador pode facilitar a aprovação do benefício.

* Como se Cadastrar no Fies Sem Fiador*

Existem algumas situações em que é possível se cadastrar no Fies sem apresentar um fiador. Alguns exemplos incluem:

  • Pessoas de grupo familiar com renda mensal per capita abaixo de 1 salário mínimo e meio, calculada comprovantemente;
  • Qualquer estudante matriculado em qualquer curso de modalidade licenciatura;
  • Estudantes que tenham bolsas parciais de 50% no Prouni (Programa Universidade para Todos).

Resumindo as Possibilidades de Fies Sem Fiador

Para solicitar o Fies sem fiador, é necessário confirmar se a instituição de ensino que você pretende matricular-se aderiu ao Fgeduc (Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo), que permite a opção de financiar sem fiador. Em seguida, é necessário acessar o site do SisFies, preencher o formulário e comparecer à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) na instituição onde estuda, em até 10 dias após se inscrever.

O Fungo de Fiador: As Possibilidades e Limite

O fiador é aquela pessoa que responderá pela estudante em caso de default do financiamento. A fim de ser fiador no FIES, é necessário:

  • Comprovar rendimentos mensais com salário superior em pelo menos duas vezes ao valor da mensalidade do curso de graduação matriculado;
  • Possuir CPF ativo;
  • Possuir idoneidade cadastrar (não ter nome sujo);
  • Apresentar documentos de identidade com foto, comprovante de CPF, certidão de casamento (se for o caso) e comprovante de residência com até 90 dias de expedição.

Limite para Ser Fiador no FIES

O fiador não pode ser:

  • Conjuge do estudante;
  • Familiar do estudante;
  • Estrangeiro;
  • Estudantes que já tiveram financiamento no FIES.

Pode Ser o Seu Próprio Fiador?

Não é possível ser o próprio fiador do financiamento estudantil, pois o sistema de crédito utiliza pessoas terceiras para garantir o pagamento da dívida pelo devedor.

É Possível Ser Aposentado Fiador?

Sim, é possível. Os aposentados possuem um tipo de renda segura, já que os valores são pagos diretamente pelo Governo Federal. No entanto, é preciso que o aposentado esteja de acordo com as demais condições dispostas acima.

Riscos do Fiador do FIES

Quem é fiador no FIES precisa também pensar que ficará sujeito a restrições de crédito. Tudo isso dependerá do score da pessoa, que é feito com base na movimentação do CPF da pessoa. Além disso, há também a possibilidade de trocar de fiador no momento do aditamento do FIES.

O FIES: Um Fundo de Financiamento Estudantil

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) para financiar parcial ou totalmente a graduação na educação superior dos estudantes matriculados em instituições privadas que atendam às normas do MEC. Os beneficiados com o FIES pagam apenas R$ 50,00 a cada três meses, durante o período de duração do curso, referentes aos juros incidentes sobre o financiamento. Após a conclusão do curso, há uma carência de 18 meses, a partir da qual o saldo devedor pode ser parcelado em até três vezes o período financiado, acrescido de 12 meses.

Compartilhe e Conheça Mais!

Deseje ingressar no ensino superior, mas não tem como financiar seus estudos? O FIES é a sua melhor opção! Nesse texto, você aprendeu como se cadastrar no FIES sem fiador e como funciona o sistema de financiamento estudantil. Além disso, você também descobriu como funcionam os fiadores e quais são as limitações para ter um fiador. Agora, compartilhe esse conteúdo com seus amigos e familiares e ajude a facilitar o ingresso no ensino superior para todos!

O que você achou deste conteúdo?