Ritmo, uma característica inerente ao ser humano. Está lá, no batimento cardíaco, no andar, no respirar… tudo é feito na base de um determinado ritmo. E a compreensão desse ritmo fez com que nossos ancestrais o adaptassem a determinados intuitos: como se comunicar ou, simplesmente, fazer barulho e festejar. Bastava uma superfície percussiva, uma vareta, ou as próprias mãos e, pronto, música nos ouvidos primitivos. Portanto, os instrumentos de percussão são os mais antigos da humanidade.
Hoje, sabe-se que a música (tendo em sua base – ou “cozinha”, como é chamada na gíria – o ritmo) tem uma lógica, conceitos e teorias que a sustentam. Mas nem sempre foi assim e ela nasceu na base do instinto, quando o homem saiu por aí batucando aquilo que fizesse barulho. Atualmente, há uma vasta gama de instrumentos de percussão e estilos de música e, de quebra, cursos que ajudam aqueles apaixonados a se aprofundar na arte.
A diversidade de instrumentos faz com que os cursos, normalmente, foquem naqueles em que o aluno (ou o grupo de alunos) tenham mais interesse, e, consequentemente, nos gêneros em que eles aparecem.
Dentro do universo da música brasileira, as principais famílias de instrumento estão nos seguintes estilos:
samba
maracatu
forró (baião, xote e xaxado)
frevo
ritmos afros
Contudo, não só de brasilidade que se faz a música. O suingue se espalha pelo mundo e um curso de percussão não seria completo se não viajasse por outras paragens. E aí que entram os estudos de música cubana, africana, indiana, andina, flamenca, americana, e por aí afora.
Os currículos dos cursos de percussão, basicamente falando, abordam técnica específica do instrumento, escrita musical, toques e padrões típicos do gênero e as interações com os outros instrumentos. Além disso, exercícios de consciência rítmica para que o aluno possa adquirir senso de tempo e pulsação, e capacidade de improvisação.
Selecionamos três escolas de música, com curso de percussão, em São Paulo. Todas têm site e os devidos contatos para que você possa se informar e ingressar no estudo do ritmo.
Companhias das Cordas
http://www.companhiadascordas.com.br
Contatos:
Pelo telefone:
Unidade Alto de Pinheiros (11) 3672.1925
Unidade Higienópolis (11) 3826.8771
Endereços:
Unidade Alto de Pinheiros
Rua Nazaré Paulista, 308 – São Paulo – SP
Unidade Higienópolis
Rua José Pereira Queiroz, 37 – São Paulo – SP
Espaço Musical
http://www.espacomusical.com.br
Endereço e contato:
Rua Paulistânia, 339 – Vila Madalena – São Paulo/SP
CEP: 05440.000
Próximo à estação Vila Madalena do metrô
Email: contato@espacomusical.com.br
Telefone: (11) 3813-2955
Escola Musica Brasil
http://www.escolamusicabrasil.com.br
Endereço e contato e horário de funcionamento:
(2ª à 5ª) 10h às 22h / (6ª) 10h às 18h / (Sáb) 10h às 15h
Rua Guararapes, 663 – Brooklin.
Email: contato@escolamusicabrasil.com.br
Telefone: (11)5096-1317
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.