Quais são os benefícios dos professores em SP?
Advertisements
O Bônus da Educação: um direito pago por melhoria no ensino
O Bônus da Educação é um benefício pago a professores e profissionais da educação que atuam nos colégios e escolas do Estado de São Paulo, concretizando a melhoria no ensino. Ele é calculado com base no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), que avalia a qualidade do ensino na rede pública.
O valor do Bônus da Educação
O valor do Bônus da Educação varia em funcionamento do Estado e é pago também para profissionais da educação que não são professores, mas que atuam no colégio. Além disso, a remuneração do Bônus da Educação é graduada e depende da melhoria no ensino, no nível de ensino e na respectiva região da cidade.
Greve dos professores: reivindicações e consequências
A greve dos professores no Estado de São Paulo é uma das principais manifestações da insatisfação dos professores com a política salarial e a remuneração do Bônus da Educação. Os professores estão reivindicando aumento salarial e percentual de Bônus da Educação, cessação dos descontos de faltas e licenças médicas para efeito de aposentadoria especial e cumprimento da lei do piso. A greve tem sido marcada por assembleias e protestos, com o sindicato dos professores, a Apeoesp, liderando a mobilização.
Reivindicações dos professores
Os professores pretendem defender seus direitos e melhorar a qualidade do ensino público. Entre as reivindicações estão:
- Reposição salarial de 36,74%
- Complementação do reajuste referente ao ano passado
- Cumprimento da lei do piso (no mínimo 33% da jornada para atividades de formação e preparação de aulas)
- Término dos descontos de faltas e licenças médicas para efeito de aposentadoria especial
- Aumento no percentual de Bônus da Educação
A Secretaria da Educação
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo considera a greve “lamentável” e criticou a movimentação política dos professores. A repartição destaca que os professores já ganham 33,3% mais que o piso nacional vigente e que a remuneração aumentará 44,1% em julho.
Perspectiva
A greve dos professores não tem data para acabar, mas a próxima sexta-feira, 26 de abril, serão realizadas novas assembleias para definir o rumo da paralisação e como serão distribuídos os ajustes salariais, inclusive o Bônus da Educação. Enquanto isso, os professores continuam a lutar por seus direitos e melhorias para o ensino público.