Sintomas como menstruação atrasada, náuseas e vômitos frequentes, desejos e aversões alimentares, urina frequente, seios inchados e doloridos, cansaço e variações frequentes de humor, podem ser indicativos de que a mulher está grávida. Logo que aparecem sinais como esses, as mulheres costumam realizar alguns testes de gravidez, principalmente alguns métodos caseiros, que nem sempre são os mais indicados.
Mesmo com o grande desenvolvimento tecnológico, muitas mulheres ainda continuam a usar simpatias ou testes caseiros bem antigos para descobrir se estão grávidas, como ferver a urina ou misturar a urina com cloro. O problema é que estes métodos não são nada confiáveis e podem criar falsas expectativas na família.
Uma boa alternativa, muito usada hoje em dia, são os testes de gravidez sem prescrição médica, encontrados em qualquer farmácia da cidade ou mesmo na internet. Além de baratos e fáceis de usar, eles mostram o resultado quase que instantaneamente, e, de acordo com especialistas, podem ter uma precisão entre 90% a 95%, desde que as instruções de uso sejam seguidas com cuidado.
Por outro lado, existe a possibilidade de acontecer um resultado falso positivo, que aponta a gravidez mesmo que a mulher não esteja grávida, ou um falso negativo, quando o resultado não aponta a gravidez, mas a mulher está grávida. O uso de remédios para aumentar a fertilidade e a realização do teste muito próximo do atraso da menstruação podem ser os culpados destes casos. Quando o resultado dá negativo, é costume repeti-lo uma semana depois do primeiro, se a menstruação efetivamente continuar atrasada.
Como funcionam os testes de farmácia
Basicamente, os testes de gravidez encontrados nas farmácias servem para detectar a presença do hCG (sigla para gonadotrofina coriônica humana) na urina da mulher. Tal hormônio é secretado pela placenta, logo após a fecundação e por isso é encontrado em concentração elevada tanto na urina quanto no sangue das grávidas.
Alguns dos testes mais vendidos são o GravTest, Clearblue, Confirme, Breeze 2 e Baby Sure, entre outros. Os preços são bastante variáveis, indo de valores inferiores a R$ 10,00 a produtos que custam mais de R$ 50,00.
Procurando o médico
Outra forma de se diagnosticar a gravidez é procurando um ginecologista de confiança. Ele poderá pedir exame de sangue para a detecção do hCG, que é talvez o mais indicado para detectar a gravidez, já que os níveis do hormônio são maiores na corrente sanguínea, além de outros testes laboratoriais. O exame de ultrassom também pode servir para diagnosticar a gravidez, mas tem importância secundária em relação aos testes laboratoriais.
Não se esqueça de que, o quanto antes a gravidez for descoberta e os cuidados básicos iniciados, as chances de passar um período de gestação bastante tranquilo são muito maiores.
2 Comentários
Olá Fabio, só um ginecologista mesmo para lhe orientar.
Att,
Bom dia gostaria de tirar uma dúvida com vcs, a menstruação da minha esposa terminou na Segunda Feira dia 16/07/2012, e fizemos amor no Sábado dia 21 e no Domingo dia 22 será que ela estava no Perídio Fértil ? será que ela pode ficar gravida em ter feito amor nesse perídio de 06 dias apos a menstruação ?