Quando são pequenas, podemos lavar, enxugar e perfumar as crianças. No entanto, à medida que vão crescendo e se tornando independentes, vão criando algumas resistências. Uma delas é contra o banho. Portanto, saiba o que fazer quando o seu filho não quiser tomar banho.
Em primeiro lugar, você deve compreender o motivo por ele não querer se lavar. Como foi dito acima, quando ele era bebê, você fazia o que queria com o seu filho. Entretanto, ele cresceu e aprendeu a cuidar do seu corpo sozinho, conquistando a sua autonomia. Então, para te mostrar que ele é dono do seu próprio corpo, opõe-se a fazer o que você costumava fazer por ele. Assim, ele se sente como o dono do poder e o saboreia quando te contraria.
Por isso, o seu papel é o de conscientizá-lo de que a falta de banho causará mal a ele mesmo, e não a você. Para tanto, explique-lhe que vários germes e bactérias proliferam em locais sujos, provocando inúmeras doenças. Diga-lhe também que ninguém gosta de pessoas “fedidas”, pois elas causam nojo. Sendo assim, se ele for à escola sem tomar banho, os seus coleguinhas se afastarão dele. E para completar, explique-lhe que o banho deixa as pessoas mais relaxadas para dormirem tranquilamente.
Além disso, faça da hora do banho um momento divertido. Toque músicas que falem sobre o banho, leve brinquedos para debaixo do chuveiro e conte histórias engraçadas, como as do Cascão da Turma da Mônica.
Por fim, para que a criança se acostume a tomar banho, faça com que ela se lave sempre no mesmo horário. Assim, ela ficará condicionada a entrar no chuveiro na hora certa, seja após as tarefas de casa, do jantar ou na hora de acordar.
Quando o seu filho não quiser tomar banho use a psicologia e as brincadeiras, porque as crianças só farão o que não querem se forem persuadidas. Portanto, você precisa ser bastante convincente para fazê-lo compreender o que é melhor para ele. Desse modo, ele se acostumará a tomar banho sempre no mesmo horário e aprenderá a se divertir nesse momento tão gostoso e relaxante.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.