A alimentação saudável de uma criança é de extrema importância para o seu crescimento e desenvolvimento. É neste período, também, que são determinados os hábitos alimentares que serão adotados ao longo da vida adulta. Alimentos ricos em nutrientes são matérias-prima importantes na formação dos dentes, ossos, músculos, tecidos e são indispensáveis para o crescimento da criança. Uma boa alimentação também ajuda a prevenir várias doenças.
Alimentação saudável para os baixinhos
Quando a criança já começa a compartilhar das refeições com os pais, é importante saber que, a partir desse momento, tudo vai depender do exemplo que dão e de como os pais ofertam os alimentos necessários para o desenvolvimento saudável de seus filhos.
No cardápio das crianças não pode faltar proteínas, vitaminas e minerais. Esses nutrientes são de extrema importância para que os baixinhos cresçam com dentes, ossos, músculos e tecidos saudáveis. A alimentação infantil deve ainda conter refeições pequenas e frequentes.
Alimentos que ajudam no crescimento infantil
1. Alimentos ricos em ferro: A falta de ferro no organismo das crianças é muito comum, pois elas necessitam de grandes quantidades desse elemento para o crescimento e geralmente não consomem a quantidade ideal. O recomendado é incentivar o consumo, desde cedo, de alimentos que são ricos em ferro, como:
- Feijões;
- Carne vermelha;
- Fígado de Boi;
- Folhas escuras (espinafre, couve, brócolis);
- Beterraba;
- Lentilhas e ervilhas.
Observações: Uma dica é ofertar alimentos que contenham vitamina C, como a laranja, pois ajudam na absorção intestinal do ferro.
2. Cálcio: Esse é um dos elementos mais importantes para o crescimento e desenvolvimento dos ossos e dos dentes das crianças. O ideal é incentivar o consumo de alimentos ricos em cálcio como:
- Leite;
- Queijos;
- Iogurtes;
- Carnes magras e de frango;
- Cereais, batatas e hortaliças;
- Frutas;
- Peixes frescos.
3. Vitaminas (A, C e D): A vitamina A é importante para o desenvolvimento celular e da pele saudáveis. Já a vitamina C participa da regulação do sistema imunológico e estimula o crescimento da criança. A vitamina D é importante para o metabolismo de cálcio no organismo, além de ser sintetizada pela ação do sol na pele. Podem ser encontrada em alimentos como:
- Vitamina A: Melão, damasco, papaia, cenoura, brócolis, batata doce, couve, espinafre, abóbora, ervilha, beterraba, fígado e ovos;
- Vitamina C: Acerola, kiwi, pimentão, pimenta malagueta, brócolis e frutas cítricas (como laranja, limão e tangerina);
- Vitamina D: óleo de peixe, peixes (salmão, sardinha, atum), cogumelos e ovos.
Os alimentos têm papel muito importante no que diz respeito ao crescimento das crianças, principalmente para que sejam prevenidos outros problemas de saúde. Incentivar, desde as primeiras papinhas, a ingestão de alimentos ricos em nutrientes, faz com que os pequeninos tenham uma boa alimentação, com permanência do bom hábito alimentar durante a fase adulta.
7 Comentários
Tenho 12 anos e um 1,50 de altura e quase todos da MINHA SALA SAO MAIORES Q EU VO PASSA A COME MAIS DAS COISAS DA LISTA!!
gostei das dicas e irei praticar para auxiliar meu filho
adorei muito
Boa tarde
estou preocupada com meu filho! Paulo Victor
ele fez 12 anos em janeiro e mede 1,40 e esta triste porque seus amigos da escola sao bem maiores que ele …
Quais os tipos de alimento que voce sugeria para eu dar para ele para ajudar no crescimento dele.
desde de ja muito obrigada
Luciana Moraes
tenho 14 anos e tenho 1.56 de altura quero crescer mais com faço me ajudem por favor
amei as dicas minha filha nao gosta de comer porisso tenho muitas duvidas sobre esse assunto mais as dicas sao muito boas obrigado
gostei muito das dicas eu vou aproveitar pra me ajudar a creser obrigado *-*