Os eletrodomésticos fazem parte da rotina de muitas pessoas, mas nem sempre eles são usados e limpos adequadamente. Desta forma, os aparelhos ficam vulneráveis ao contágio de fungos e bactérias, que podem fazer mal a saúde humana.
A limpeza dos eletrodomésticos é fator essencial para que os membros da família não fiquem doentes. Entre os itens que necessitam de uma boa higiene, vale ressaltar aqueles que equipam a cozinha, como o liquidificador, a batedeira, mixer, fogão, geladeira, torradeira, processador, espremedor, micro-ondas e sanduicheiras.
Contaminação dos eletrodomésticos
O eletrodoméstico precisa ser limpo logo após o uso, caso contrário ele se torna um verdadeiro paraíso para os micro-organismos e, em consequência, causa contaminações.
Os coliformes fecais, micro-organismos do grupo das bactérias, também contaminam os eletrodomésticos quando as pessoas não higienizam as mãos após ir ao banheiro. Quando ingeridos, os coliformes resultam em sérios danos para a saúde, causando náuseas, mal-estar, diarreia, desidratação e vômitos.
Existem outros tipos de bactérias que afetam os aparelhos usados na cozinha e se multiplicam rapidamente, sobretudo em ambientes úmidos e com restos de alimentos. Estes micro-organismos, quando ingeridos, apresentam os mesmos sintomas dos coliformes fecais, além de poder causar intoxicação alimentar e queda de pressão.
Os fungos também ameaçam os eletrodomésticos, sendo responsáveis pela decomposição da matéria. Desta forma eles apodrecem os alimentos e intensificam os problemas respiratórios, como asma, rinite e bronquite.
Limpeza dos eletrodomésticos
As regras de limpeza variam de acordo com cada aparelho usado. Confira a seguir algumas instruções:
Micro-ondas: tire as partes removíveis e faça a limpeza com pano úmido e sabão neutro. Procure remover toda a gordura impregnada nas paredes do aparelho;
Veja também: Como limpar micro-ondas – passo a passo
Torradeira e sanduicheira: remova todos os resíduos após o uso, com um pano ou espátula;
Geladeira: todas as partes da geladeira precisam ser bem limpas, sobretudo as gavetas onde ficam armazenadas as frutas e legumes.
Saiba mais: Geladeira – Cuidados ao limpar, dicas
Dicas úteis
• Na hora de higienizar os eletrodomésticos, tire-os das tomadas para não levar choque;
• Como o pano úmido também pode se tornar um veículo de contaminação, preocupe-se com a limpeza dele;
• Sabão e detergente neutro são boas opções para limpar os eletrodomésticos, mas evite o uso de substâncias abrasivas. A limpeza com produtos inadequados pode causar contaminação dos alimentos, manchas e até corroer o aparelho;
• Para não arranhar ou danificar o eletrodoméstico, use a esponja de louça do lado macio na hora de limpar;
• As vasilhas de plásticos dos aparelhos devem ser deixadas de molho numa solução de água e água sanitária para acabar com os fungos e bactérias. Por fim, jogue água fervendo para esterilizar
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.