Uma das maiores preocupações das mamães é que seu filho desenvolva anemia. Isso porque, segundo dados, cerca de 50% das crianças com até 3 anos de idade apresentam o sinal clínico anteriormente citado. Esse problema de saúde pode ser evitado através de uma alimentação correta. Por isso, separamos alguns exemplos de alimentos com ferro para os bebês.
Conheça os cuidados com a alimentação durante a gravidez
Compreendendo o significado de anemia
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a anemia é uma condição clínica, na qual o conteúdo denominado hemoglobina está abaixo do valor ideal. A hemoglobina é uma proteína que tem como principal função o transporte do oxigênio para o corpo, de modo que o organismo funcione de maneira adequada.
Conheça as causas de anemia
São diversas as causas existentes de anemia, porém a mais comum entre elas é a por deficiência de ferro. Para se ter uma ideia, cerca de 90% das crianças que apresentam anemia, a manifestam por não ter uma alimentação adequada.
Ferro – elemento essencial
O ferro é um nutriente que colabora com a fabricação da hemoglobina. Na sua ausência, o organismo pode apresentar diversas alterações clínicas, entre elas, a anemia. Assim, é de extrema importância que a criança tenha uma alimentação saudável e rica em alimentos que contenham ferro, ajudando seu corpo a manter a saúde.
Conheça os alimentos ricos em ferro
Para auxiliar com uma alimentação saudável para seu filho, separamos alguns exemplos de alimentos ricos em ferro.
- Leite materno – até os seis meses de idade, a mãe não precisa ter preocupações quanto à reposição de ferro. Isso porque o leite materno é rico nesse nutriente, suprindo todas as necessidades do pequeno;
- Carne de vaca;
- Carne de peru;
- Frango;
- Peixe;
- Gema de ovo;
- Soja;
- Lentilha;
- Espinafre;
- Brócolis;
- Couve;
- Ervilha;
- Feijão preto;
- Figado de boi;
- Verduras com folhagem escuras.
A absorção de ferro é aumentada quando o nutriente é associado ao ácido ascórbico ou acido cítrico. Por isso, é necessário que a criança também ingira frutas cítricas, como laranja, acerola e limão, de modo a auxiliar com o melhor aproveitamento do mineral. Por outro lado, é preciso restringir o consumo de refrigerantes à base de cola, chás e café pelas crianças, pois eles diminuem a quantidade de ferro existente nos alimentos.
A anemia é um dos problemas que mais preocupam as mamães. Após saber como evitá-la, basta incluir os alimentos ricos em ferro na dieta dos pequenos e usufruir dos resultados.
Saiba como o leite materno previne a nemia e melhora o intestino do bebê
1 comentário
Eu como ame de primeira viagem adoro ter onde buscar esse tipode informação.
tenho pediatra que respodne alguams cosias mas sabe como é medico né.
Obrigada pelo texto.