No dia 12 de outubro não é apenas o Dia das Crianças, ele também é marcado pela comemoração do Dia de Nossa Senhora Aparecida. Esta data é perfeita para relembrar a história da santa que teve sua imagem encontrada por pescadores no século XVIII. Graças aos milagres que aconteceram, pessoas de todas as partes do Brasil se tornaram devotas.
Origem da data
A santa se tornou a Rainha do Brasil através do decreto do Papa Pio XI. Cerca de 50 anos após o anúncio oficial, o dia 12 de outubro se tornou feriado nacional em homenagem à padroeira.
A história de Nossa Senhora Aparecida
Em outubro de 1717, os pescadores Domingos Garcia, Felipe Pedroso e João Alves passaram várias horas no rio Paraíba, sem sucesso com a pescaria. Obter peixes naquele dia era muito importante, pois os três estavam responsáveis pelo que seria servido no jantar especial para o Conde de Assumar
Os pescadores retiraram das águas, então, o corpo da imagem da santa. Ao lançar a rede novamente, conseguiram a cabeça da imagem. Depois disso, milagrosamente eles conseguiram pescar muitos peixes e encheram a canoa.
A fartura da pesca, que a princípio parecia fracassada, foi atribuída à imagem. Logo, os pescadores descobriram que se tratava de Nossa Senhora da Conceição, confeccionada com terracota, mas escurecida por causa do contato com as águas.
Durante 15 anos, a imagem da santa ficou na casa de Pedroso e recebia muitos visitantes, que faziam orações e pedidos. Com muitas graças alcançadas, a devoção se tornou grande e motivou a família do pescador a construir um oratório.
Em 1734, o vigário de Guaratinguetá resolveu erguer uma capela especialmente para a imagem da santa que foi encontrada no rio. A igrejinha, situada no Morro dos Coqueiros, começou a receber visitantes a partir de 1745.
Passado mais de um século de louvor e muitos milagres, a Nossa Senhora Aparecida passou a usar uma coroa e um manto azul-marinho. Em 1928, o então Papa Pio XII proclamou a santa como padroeira oficial do Brasil.
Por causa do grande número de visitantes, Nossa Senhora ganhou uma nova igreja, que foi construída perto da capela antiga. A atual basílica começou a ser construída em novembro de 1955.
Saiba mais: Turismo Religioso: Aparecida do Norte (São Paulo)
Curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida
– A coroação da santa aconteceu com uma coroa cravejada de diamantes, que foi ofertada pela Princesa Isabel;
– A Basílica é o 4º santuário mariano mais visitado do mundo;
– A capacidade da basílica é de 45 mil fiéis;
– Além da farta pescaria, outros milagres são atribuídos a Nossa Senhora Aparecida, tais como: a libertação do escravo Zacarias, a cura da menina cega após ficar de frente com a basílica e o cavaleiro ateu, cujas patas do seu cavalo ficaram presas na escadaria da igreja depois que ele zombou dos fiéis;
– A sala dos milagres é o segundo lugar mais visitado pelos romeiros em Aparecida do Norte. Neste lugar, as pessoas podem encontrar provas ou simplesmente elementos relacionados às graças alcançadas;
– No mês de outubro, a Sala dos Milagres chega a receber 30 mil de visitantes;
– A novela “A Padroeira”, produzida pela Rede Globo entre 2001 e 2002, conta a história de Nossa Senhora Parecida. Anos depois, em 2010, o filme “Aparecida – o milagre” também adota a santa como tema central.
Veja também: Loja virtual de Nossa Senhora Aparecida
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.