Com a aproximação do inverno, várias cidades em todo o Brasil já começam a ficar com o clima mais ameno e frio, tornando o período ideal para o consumo de caldos. Se você adora essa época e quer esquentar o corpo saboreando esse delicioso alimento, confira, a seguir, uma receita de caldo de mandioca.
Muito fácil e rápido de fazer, o caldo de mandioca é uma excelente opção para essa época de frio, podendo ser consumido a qualquer hora do dia, sozinho ou acompanhado (da sua bebida favorita, de um pedaço de pão), apesar de muitas pessoas preferirem consumí-lo no período da noite.
Com ingredientes simples e muito fáceis de encontrar, você pode aprender a fazer caldo de mandioca seguindo as dicas abaixo.
Como fazer cappuccino passo a passo
Receita de torta de maçã decorada
Receita de caldo de mandioca
A receita de caldo de mandioca leva os seguintes ingredientes:
– 2 kg de mandioca amarela
– 2 calabresas grandes, picadas em quadradinhos
– 2 pedaços grandes de bacon, picados em quadradinhos
– 1 cebola grande triturada ou bem picada
– 3 alhos grandes triturados ou bem picados
– 3 tomates, sem sementes, picados
– Cebolinha a gosto
– Tempero (ou sal) a gosto
– 3 tabletes de caldo de costela
Essa quantidade de ingredientes rende aproximadamente 10 porções.
Modo de fazer
Agora que você já conhece os ingredientes do caldo de mandioca, é a hora de aprender a fazer este delicioso prato, bastante consumido em diversas regiões de todo o Brasil.
Primeiramente, descasque e pique a mandioca, colocando-a, a seguir, para cozinhar. Durante o cozimento, acrescente dois tabletes de caldo de costela. Em outra panela, frite a calabresa e o bacon, usando um pouco de óleo. E antes de terminar a fritura, acrescente a cebola picada, o alho e mais um tablete de caldo de costela.
Depois que a mandioca estiver cozida, coloque-a no liquidificador, junto com a água que restou na panela, e bata. Na sequência, volte com a mandioca batida para uma panela grande, em fogo baixo, e despeje nela os produtos que você fritou (calabresa, bacon, etc), mexendo sempre para que a misture não grude no fundo.
Acrescente o tomate e tempere aos poucos, experimentando até ficar bom de sal. Caso o caldo fique muito grosso, acrescente um pouco de água, para a mistura ficar no ponto ideal (nem muito rala e nem muito grossa). Para finalizar, coloque a cebolinha por cima do caldo.
Sirva quente e aproveite a refeição.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.