A Consulta de Andamento do Processo INSS é um serviço que permite a qualquer cidadão acompanhar todas as etapas processuais referentes a recursos administrativos contra decisões tomadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social.
Antigamente, todo o processo de consulta de andamento de processo era físico e manual, ou seja, o beneficiário que entrasse com recurso e desejasse acompanhar a tramitação dele deveria comparecer às agências da Previdência Social.
Mas com a implantação da consulta online de andamento de processo INSS, basta usar um computador conectado à internet para fazer o acompanhamento, desde que o usuário possua as informações referentes ao processo em questão.
Extrato Previdência Social INSS
Recadastramento INSS para aposentados 2014
Consulta de Andamento do Processo INSS
Os processos no INSS, em sua maioria, são de pessoas que entram com recursos administrativos contra uma decisão do INSS. Eles podem se referir a assuntos como requerimento de pensões, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade e auxílio-doença, por exemplo, entre outros temas.
Para entrar com recurso administrativo contra o INSS é necessário ir pessoalmente à agência da Previdência mais próxima, fazendo o agendamento para o atendimento, através da internet ou do telefone 135. Depois disso é que o segurado/beneficiário pode fazer o acompanhamento online do processo.
Se você quer saber como fazer consulta de andamento de processo INSS, confira as dicas a seguir.
Processos referentes a benefício
Para fazer a consulta de andamento de processo INSS pela internet, cujo recurso esteja nas Juntas e Câmaras do Conselho de Recursos da Previdência Social, acesse o site do Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
Caso o processo seja referente a benefícios previdenciários, clique na opção “Benefício” e, na página seguinte, digite as informações solicitadas (número do processo, número do benefício e CPF), sem usar pontos, traços e barras.
Em seguida, clique em “Pesquisar” para ter acesso às informações.
Processos referentes a débito
Se o processo que deseja acompanhar se referir a algum tipo de débito, clique na opção “Débito”, na página do CRPS. Nesse caso, são solicitadas outras informações, como CNPJ, nome e Fato Gerador (escolha entre as opções disponíveis).
Quando terminar o preenchimento dos dados, clique em “Pesquisar”.
Processo de revisão do benefício
Já para quem entrou com processo de revisão de benefício INSS, a consulta ao andamento do processo deve ser feita no site da Dataprev. Ao entrar na página, digite o número do benefício, a data de nascimento, o nome completo e o CPF do beneficiário.
Depois, digite o código de segurança mostrado na página e clique em “Visualizar”.
Consulta pelo aplicativo e-Recursos
O smartphone e o tablet também podem ser usados para consultar processos INSS. Nesse caso, as consultas sobre o andamento dos processos de recursos administrativos de benefícios, no âmbito da Previdência Social, devem ser feitos através do aplicativo e-Recursos.
Gratuito, o app tem versões para Android e iOS, que podem ser baixadas no Google Play e App Store, respectivamente. Depois de instalá-lo em seu dispositivo, digite o número do protocolo, o CPF e o número do benefício, na página de pesquisa, e pressione “Consultar”.
Dúvidas?
Se mesmo com as dicas passadas no texto, você ainda tiver dúvidas a respeito da consulta de andamento do processo INSS, acesse o site do Ministério da Previdência Social ou entre em contato com a Previdência através do telefone 135 (ligação gratuita de telefones fixos ou públicos).
1 comentário
mINHA MÃE entrou de atestado no dia 29 de novembro ate 29 de janeiro, porém não estando apta, o médico tornou me dar as mesmas medicaçoes ao aqual havia dado antes,NEUPINE, 10MG , VELIJA 30MG, TOFRANIL 25 MG, NEULEPTIL 40ML E RIVOTRIL AS MESMAS MEDICAÇÕES DADAS ANTERIORES , SENDO QUE O NUMERO DA DOENÇA É 32,2. gostaria de saber pq antes o atestado dele foi concedido e depois que venceu os 60 dias o médico tornou a dar mais 90 dias com o mesmo atestado, mesmo numero de CID e as mesmas medicações e nao foi concedido? Ela nao tem condições de dar aulas , ainda mais p crianças com necessidades especiais que é o caso dela. Ela dorme quase direto, não pode mais dirigir e tem dias que nao fala coisa com coisa. o atestado dela foi negado 2 vezes, como agiremos?