Fies reduz teto da renda familiar para inscrição 2015, medida que já será adotada para a próxima edição do Fundo de Financiamento Estudantil, no segundo semestre, de acordo com Renato Janine Ribeiro, ministro da Educação.
Lançado na década de 1990, pelo governo federal, o Fies facilita o acesso da população às universidades e faculdades, oferecendo financiamento para os estudantes matriculados nas instituições de ensino superior da rede privada, a juros mais baixos e com outras vantagens.
Um dos principais requisitos para solicitar o Fies, a renda familiar do estudante passará por algumas mudanças em seu teto, já que atualmente, a renda máxima permitida para participar do Fies é de 20 salários mínimos, o equivalente a R$ 15.760, no momento.
Sisu edição meio do ano inscrições abertas 2015
Fies reduz teto da renda familiar para inscrição 2015
De acordo com o ministro da Educação, o teto da renda familiar para solicitar o Fies será reduzido, já que 92% dos contratos de financiamento assinados atualmente beneficiam estudantes cuja renda familiar mensal é de até três salários mínimos.
Sendo assim, o Ministério da Educação optou por reduzir o teto da renda para participar do Fies, já que segundo Renato Janine Ribeiro, fica difícil justificar os juros subsidiados pelo Tesouro para financiar os estudos de um aluno cuja família tenha renda mensal superior a R$ 15.000.
Sistema Fies como fazer seu cadastro
E qual será o novo teto da renda para solicitar o Fies? Esse detalhe ainda está sendo definido pelo MEC, que deve divulgar a informação nos próximos dias, lembrando que a mudança não afetará os contratos já assinados, tendo validade apenas para os financiamentos que serão disponibilizados futuramente.
Outras mudanças no Fies 2015
Além do novo teto para renda do Fies 2015, o ministro da Educação também anunciou que haverá outras novidades na próxima edição do programa de financiamento estudantil do governo federal, com o objetivo de privilegiar estudantes com renda familiar mais baixa, que residam fora dos grandes centros e que estejam se preparando para carreiras com alta demanda de mão-de-obra.
Conheça as novas regras para Fies e ProUni
Entre os novos critérios de seleção do Fies, haverá prioridade para os cursos mais bem avaliados e que visem à formação de professores, profissionais de saúde e engenheiros, além de maior quantidade de vagas no programa para as regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste (exceto o DF).
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.