Você sabia que os alimentos ingeridos à noite podem fazer toda a diferença na qualidade do seu sono? Para ter uma noite de sono muito mais agradável, confira algumas dicas de refeições leves antes de dormir.
Quem come muito antes de dormir, dando preferência a alimentos gordurosos e mais pesados, está sujeito a sofrer com má digestão, insônia, apneia do sono, refluxo, algumas doenças respiratórias e até mesmo a ganhar uns quilinhos a mais.
Para evitar esses e outros problemas, o ideal é optar por alimentos saudáveis, de fácil digestão, sem gordura, com menor teor de açúcar e sódio e de baixo valor calórico, na alimentação noturna, além de se alimentar com, no mínimo, duas horas antes de se deitar.
Como comer menos à noite – dicas
Dicas de refeições leves antes de dormir
Se você está em busca de alimentação leve para dormir melhor, algumas opções interessantes são:
– Salada de frutas
É muito nutritiva, evitando que você passe fome durante a noite. Para que ela fique mais leve, faça um mix de frutas picadas com iogurte natural, e evite acrescentar açúcar, chantilly ou leite condensado.
– Frango/peixe grelhado
As carnes magras grelhadas são uma ótima opção para a alimentação à noite. Além do tradicional frango, os peixes ricos em omega 3 são outra boa pedida, para acompanhar arroz integral e salada.
– Sanduíche natural
Substitua os fast-foods por sanduíches naturais. Os ingredientes podem ter itens como pão integral, atum, peito de peru, peito de frango, salmão, rúcula, alface, tomate, pepino e azeite.
Cardápios para o café da manhã saudável
– Sopa
Para uma sopa mais nutritiva, não se esqueça de acrescentar legumes e verduras variados.
– Omelete
Prefira omelete ao ovo frito, incrementando a receita com tomate, cebola, queijo branco e azeite. Acompanha bem o arroz integral.
– Mix de salada
Quanto mais colorida e variada, mais saudável será a salada, que pode ter de frutas a verduras, ajudando no bom funcionamento do organismo e a dar saciedade.
Bebidas que ajudam a dormir melhor
Café, bebidas alcoólicas, refrigerantes e determinados tipos de chás devem ser evitados no período noturno, especialmente perto da hora de dormir, pois podem atrapalhar o sono e trazer outros problemas.
Truques para você não desistir da dieta
Por outro lado, há várias bebidas que ajudam a dormir melhor, como chá de camomila, suco de maracujá e leite com mel, que ajudam a relaxar e oferecem mais benefícios. Sucos naturais e chás que não apresentem cafeína na fórmula são outras boas alternativas.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.