Escova progressiva: como escolher a melhor? Conhecer as diferenças entre todos os tipos de escovas que alisam o cabelo é fundamental para garantir um bom resultado, a durabilidade e também prevenir danos aos fios.
Existem diversas opções de escova progressiva no mercado, porém, cada um desses produtos possui uma fórmula diferente. Apesar das diferenças, a escova progressiva deve sempre beneficiar os fios, eliminar o frizz, diminuir o volume e manter o cabelo liso por pelo menos quatro meses.
Veja também: Como fazer escova durar mais, dicas
Como escolher a melhor escova progressiva?
Antes de escolher a melhor escova progressiva, é preciso lembrar que o alisamento vai muito além dos produtos utilizados, ele é formado por um conjunto de técnicas, se bem executadas o efeito da progressiva será conforme o esperado pelo cliente. Caso contrário pode provocar a quebra e a queda dos fios.
A escova progressiva foi criada no Brasil, no início, o método utilizado para alisar os cabelos tinha como principal ingrediente o formol, no entanto, essa substancia é capaz de causar danos aos fios e saúde em geral. Após o formol ser proibido pela Anvisa, os fabricantes de produtos para escova progressiva, substituíram a substância por outras com o mesmo efeito, porém menos agressivas a saúde. Confira algumas opções:
Produtos a base de amônia (tioglicolato): Tem efeito duradouro e é indicado para todos os tipos de cabelos. São os mais usados atualmente, não oferecem nenhum risco a saúde.
Produtos a base de guanidina: É indicado para quem deseja apenas diminuir o volume, além disso, não pode ser utilizado em cabelos com qualquer tipo de coloração, pois o liso pode ficar opaco e com frizz.
Produtos a base de etalonamina: É muito eficaz para cabelos crespos ou muito desidratados, não agride os fios e ajuda a recuperar a saúde do cabelo.
Produtos a base de formaldeído: O formaldeído é um derivado do formol, apesar de permitido pela Anvisa, não é o mais indicado pelos profissionais da área.
Leia mais: Escova progressiva de aminoácidos
Cuidados com a escova progressiva
A escova progressiva é um procedimento sério, que exige muito cuidado e deve ser feito apenas por profissionais habilitados. Realizar a escova em casa, sem conhecimento técnico, pode resultar em danos irreversíveis aos fios.
Vale a pena verificar qual o tipo de produto que o seu cabeleireiro utiliza para fazer as escovas progressivas. Se houver presença de formol na fórmula, verifique se a quantidade está dentro do estabelecido pela Anvisa, que é de no máximo 0,2%. Além disso, informe o cabeleireiro caso você possua algum tipo de alergia.
Para manter a escova progressiva, é preciso seguir todas as orientações do cabeleireiro. Após realizar o procedimento, espere dois dias para lavar o cabelo, esse período é capaz de beneficiar a penetração do produtos nos fios e prolongar o efeito da escova. Fazer o uso do secador também é importante, afinal, o calor estimula a ação da progressiva.
Leia também: Escova portier fine – Como Funciona
Agora que você já sabe tudo sobre escova progressiva: como escolher a melhor, evite utilizar produtos que prejudicam os fios. Se você já tem a química no cabelo, utilize shampoos e condicionadores específicos para potencializar o efeito da escova. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre beleza.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.