A CTPS vale como comprovação de situação do CPF?

A CTPS é certamente um dos documentos mais importantes na vida dos brasileiros, afinal é a CTPS que garante uma série de direitos trabalhistas para a maior parte de nós e é nela que estão também as informações mais precisas a respeito de nossa vida profissional.

Hoje iremos analisar mais de perto para que serve a CTPS, o que ela é e principalmente: se ela serve para comprovar de alguma maneira a situação cadastral de nosso CPF. Não deixe de conferir!

O que é a CTPS?

CTPS é uma sigla para: Carteira de Trabalho e Previdência Social. Ela serve para registrar nossas informações profissionais, como profissões em que trabalhamos, em quais funções, quanto tempo e quanto ganhamos.

O que é a CTPS
Fonte/Reprodução: original

Hoje em dia a tecnologia já alcançou o mundo dos documentos! E assim como vários dos documentos tradicionais conseguiram sua versão digital, a CTPS também conta com a sua versão totalmente eletrônica, dando ainda mais praticidade para ser utilizada.

Para que serve a CTPS?

A CTPS tem um caráter evidentemente de registro. Nela é que são colocadas as informações essenciais sobre nossas profissões. Porém ela tem inúmeras outras serventias que descendem ou são paralelas dessa primeira.

Um exemplo clássico é confirmar ou confrontar várias informações alegadas por empregadores em contendas judiciais ou empregatícias no geral.

Situação cadastral do CPF

Um documento que quase que forma um par com a CTPS é o CPF. Afinal, para ter uma CTPS você precisa ter um CPF.

Porém existem algumas situações onde o CPF não está regular e quando isso acontece significa que ocorreu algum erro no cadastro, em algum momento faltou alguma informação ou foi dada uma errada. Vamos entender mais sobre essa situação e qual sua relação com a CTPS.

Tipos de situações existentes?

Saber a situação do seu CPF é muito fácil, basta acessar o portal da Receita Federal e verificar no site. Ao fazer isso você verá uma das 5 situações para um CPF:

  • Regular;
  • Pendente;
  • Suspenso;
  • Cancelado;
  • CPF de Pessoa Falecida.

Para cada situação – a não ser a regular – é necessário tomar uma ação. Sendo muito mais fácil conseguir resolver a situação pendente pela internet, já caso o CPF esteja suspenso ou cancelado é necessário refazer todo o processo para conseguir um CPF.

A CTPS pode comprovar a situação do CPF?

A CTPS é um dos documentos que obrigatoriamente necessita de um CPF para ser adquirido. Por isso mesmo, sim, se você conseguiu sua CTPS significa que seu CPF está regular. Já que se a situação do seu documento de Pessoa Física estivesse irregular a sua CTPS seria automaticamente barrada.

A CTPS pode comprovar a situação do CPF
Fonte/Reprodução: original

Caso houver alguma irregularidade com seu CPF após a emissão da sua CTPS, então você terá que entrar no portal da própria Receita para verificar manualmente a situação do seu documento.

Como funciona com a CTPS emitir a situação cadastral do CPF?

Caso seu CPF esteja em situação irregular pendente, você poderá resolver pela própria internet apenas utilizando um documento com foto. E para isso a CTPS serve muito bem! A CTPS assim como o passaporte e um RG tem validade como documento de identificação. Então caso seu CPF esteja irregular você pode entrar no site da Receita e por meio da Carteira de Trabalho se identificar e tentar resolver essa situação.

O que é a situação irregular do CPF?

A situação irregular do CPF por sua vez ocorre quando você Pessoa Física deixou de declarar o Imposto de Renda por pelo menos 5 anos seguidos. Assim seu CPF é automaticamente colocado em “pendente”, podendo com o tempo passar a ser suspenso caso você não realize sua regularização.

Por isso não perca tempo e utilize sua CTPS se for necessário, regularizando assim sua situação com a Receita!

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.