ABVCAP: o que é?

A ABVCAP, ou Associação Brasileira de Ventura Capital e Private Equity, é uma instituição focada no investimento de empresas de Venture Capital. A associação sem fins lucrativos tem um interesse enorme em oferecer investimentos para essas empresas que tem no geral dificuldades de conseguir bons investidores para seus negócios.

Também faz parte dos serviços da associação sugerir e administrar recursos para empresas mais estabelecidas no mercado. Quer aprender mais sobre a instituição e que significa um Venture Capital? Fique com a gente no artigo!

O que é a ABVCAP?

A instituição ABVCAP é uma organização que tem como foco a procura por investimentos no ramo de Venture Capital e outros meios e métodos de investimento em capital privado.

De acordo com a associação, a sua vontade é fazer com que investimentos desta natureza sejam comuns no Brasil, e que a cultura dos investidores seja cada vez maior e mais forte.

O que é a ABVCAP
Fonte/Reprodução: original

A ABVCAP promove relações com instituições públicas e privadas, embora claro seus investimentos se concentre em empresas privadas, e também funciona como networking e fonte de artigos, pesquisas e desenvolvimento sobre o mercado financeiro.

Parte do serviço da ABVCAP é fornecer material tanto para empresas que precisam de investimentos quanto para investidores, material com intuito de educar e informar a respeito dos meandros do mercado.

A instituição também criou 3 premiações distintas para o mercado financeiro, e tem entre os principais objetivos ministrar palestras e criar fóruns para a educação financeira no Brasil.

O que é uma empresa de venture capital?

Venture Capital é um tipo de empresa que pode fornecer bons resultados para um investimento, porém também oferece alto risco. No geral são empresas emergentes ou que estão começando no mercado financeiro e que precisam de bons investidores para começar a desenvolver suas atividades.

Empresas de Venture Capital oferecem ótimas oportunidades de ganho, mas também significam investimentos arriscados. Ideais para investidores arrojados que estão dispostos a assumir riscos.

O que é Private Equity e Venture Capital?

Diferentes das empresas Venture Capital, o investimento feito em empresas do tipo Private Equity são muito mais seguros, porém seus ganhos são menores e mais realistas. O mercado financeiro em muitos casos oferece esse tipo de relação entre alto risco e alta recompensa.

Mas ainda assim não significa que empresas de Private Equity não podem resultar em lucro nenhum. Ao contrário, são opções de investimento sólidas e bastante procuradas por investidores que preferem a segurança de ir por um caminho mais seguro.

Porque investir em venture capital?

Muitos investidores se perguntam se vale mesmo a pena investir em Venture Capital. Essa é uma pergunta que não tem uma resposta exata. Tudo acaba dependendo do perfil do investidor e de qual é o seu foco.

Alguns Venture Capital realmente oferecem oportunidades de ganho muito maiores do que outros investimentos mais conservadores, comparados até mesmo ao Private Equity. No entanto, é um risco muito maior pois são empresas que estão testando algo novo, empresas emergentes.

Porque investir em venture capital
Fonte/Reprodução: original

Já investimentos em Private Equity são investimentos em empresas já consolidadas no mercado, com muito mais oportunidade de devolver o investimento realizado.

Antes de investir em Venture Capital, o investidor deve se perguntar se vale a pena colocar seus fundos naquele investimento, se é a melhor oportunidade para aplicar seu dinheiro e se pode correr o risco no momento.

Também é importante que ele diversifique suas aplicações, deixando boa parte para investimentos mais seguros e tenha sempre uma reserva de emergência. A ABVCAP oferece também material de estudo sobre Venture Capital que pode ser consultado antes de realizar qualquer investimento.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.