Para todos que querem abrir um CNPJ é necessário aprender e estar familiarizado a como acessar o DBE. O DBE é algo imprescindível para quem quer abrir uma empresa e é um processo importante que qualquer empresário ou autônomo deve conhecer para que isso não gere nenhum problema futuro ao seu CNPJ. Então se você quer entender o que é e como acessar o DBE continue conosco no artigo abaixo!
Como posso acessar o DBE?
Para muitos que estão com um processo de Pessoa Jurídica encaminhado esperando autorização é necessário acessar o DBE frequentemente para dar uma olhadinha como anda a solicitação. O modo mais simples de acessar o DBE é pelo próprio site da Receita Federal.
Ao acessar o site da Receita Federal com os dados e protocolos do seu processo em mãos, você poderá consultar e acessar o DBE e verificar como anda sua situação.
O que é o DBE?
O Documento Básico de Entrada, ou DBE como é mais conhecido, é um documento muito importante para qualquer usuário de CNPJ. Aliás, como mencionado, antes mesmo de uma empresa ou autônomo ter legalmente um CNPJ ele já deve ter um DBE. Esse documento é o que legitima inúmeros processos que a Pessoa Jurídica irá tomar daqui para frente, entre eles a obtenção do próprio CNPJ.
O DBE então atua em cancelamentos feitos pelo CNPJ, outras mudanças de dados e também na contratação de outros profissionais quando feitas por um.
Como funciona o DBE?
Vamos entender na prática como funciona o DBE e porque ele é tão importante para variados tipos de profissionais.
Necessário para o CNPJ
A obtenção de um CNPJ ficou mais segura e organizada com a utilização do DBE ao fazer a ponte entre profissional e Receita. O DBE também é necessário para que a Pessoa Física consiga entrar com a solicitação para ser reconhecida como Pessoa Jurídica.
Agilizou solicitações na receita
Embora tenha parecido mais uma forma de burocracia, o DBE agilizou várias solicitações de um profissional na receita, inclusive a solicitação do CNPJ.
Alterações no CNPJ
Para toda e qualquer alteração no CNPJ o indivíduo precisará do seu DBE, sem acessar ele não poderá alterar nenhum dado. Ao mudar de endereço ou cidade, por exemplo, o profissional terá que utilizar o DBE para realizar essa alteração como Pessoa Jurídica.
Dicas para o uso do DBE?
Como deixamos claro, o DBE tem inúmeras formas de utilização que auxiliam a vida de quem quer um CNPJ ou de quem já tem. Vamos conhecer algumas formas de uso bastante úteis para o DBE.
Solicitação do CNPJ
Para todos aqueles que querem abrir um CNPJ e se tornarem Pessoas Jurídicas, trabalha fora da CLT, o DBE é um documento muito importante. Na verdade é primordial.
Acompanhamento de sua solicitação
Em posse do documento você pode acessar o DBE no site da Receita Federal para verificar o status da sua solicitação de CNPJ. Lá você irá conseguir verificar qual o atual status de sua solicitação.
Contratação de profissionais liberais
Utiliza o DBE de profissionais liberais, a empresa consegue contratá-los como Pessoas Jurídicas, algo que é bastante vantajoso em inúmeros casos para ambas as partes.
Segurança no DBE
O DBE também serviu para trazer mais segurança ao processo de solicitação de CNPJ por pessoas físicas.
Não só segurança como agilidade na hora de processar casos.
Termos e condições de uso
O termo de uso e condições do DBE podem ser lidos na íntegra no momento da solicitação do documento. Porém há cláusulas bastante importantes no momento do registro, como a de que apenas o titular do CNPJ pode assinar o documento, é necessário outro processo em casos onde o titular é mudado.
Contato para perguntas sobre o DBE
Para todos que tem dúvida sobre como acessar o DBE entrem em contato com a Receita pelo número 0800-170110 .
Como vimos, acessar o DBE é muito fácil e também é muito importante entender como funciona o documento. Faça agora mesmo seu DBE se você quer trabalhar como Pessoa Jurídica!
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.