Como funciona o conceito de alavancagem financeira de uma empresa?

A alavancagem financeira é algo que pode trazer benefícios para uma empresa. Com ela, a empresa pode fazer investimentos e alcançar bons lucros, mesmo que não tenha o capital próprio suficiente para isso.

Esse termo é comum em diversas áreas de investimento, e não é algo simples de ser feito, pois apesar de trazer algumas vantagens ela também tem seus riscos. Por isso, vamos ver a seguir o que é, como funciona e quais os riscos e vantagens que traz a alavancagem financeira.

O que é a alavancagem financeira?

A alavanca é uma ferramenta que serve para levantar objetos pesados, sem se esforçar muito. Esse é o conceito da alavancagem financeira. Com ela você pode alcançar lucros bem mais rápido que o normal.

O que é a alavancagem financeira
Fonte/Reprodução: original

Podemos dizer então que ela amplifica o retorno de um determinado investimento. Com a alavancagem financeira é possível ter altos lucros, mesmo que tenha investido pouco. Mas como isso é possível? Vamos entender melhor.

Como funciona a alavancagem financeira de uma empresa?

Digamos que uma empresa queira realizar uma determinada ação mas não possui recursos suficientes para realizá-la. Nesse caso, através de um investimento externo, a empresa pode realizar a ação que pretendia, e então ao alcançar o lucro, a empresa paga o investimento e ainda terá lucro.

Para fazer uma alavancagem financeira a empresa pode utilizar uma série de recursos, como empréstimos, aluguel, financiamentos e etc. Assim, na alavancagem financeira a empresa busca alcançar lucros através do endividamento.

Que vantagens têm a alavancagem financeira de empresas?

A vantagem que a alavancagem financeira traz para uma empresa é a possibilidade de conseguir um bom lucro, mesmo tendo investindo pouco, ou nada. Se a alavancagem financeira for um sucesso, a empresa consegue um bom lucro para si e ganha a oportunidade de fazer novos investimentos sem a necessidade de fazer outra alavancagem.

Mas ao potencializar a capacidade de ganho, a alavancagem aumenta o risco do investimento. Vejamos os riscos de uma alavancagem financeira.

Quais os risco de alavancagem para empresas?

Assim como os ganhos são potenciados na alavancagem financeira, os riscos também são. A empresa irá se endividar ao fazer uma alavancagem financeira, e isso é inevitável. Se a alavancagem realmente funcionar isso não será problema, porém também há chances e de não der certo.

Quais os risco de alavancagem para empresas
Fonte/Reprodução: original

Caso isso aconteça a empresa terá sérios problemas, pois o prejuízo que terá na alavancagem financeira, será bem maior do que o de qualquer outro investimento.

Como calcular a alavancagem financeira de uma empresa?

Para calcular a alavancagem financeira de sua empresa, você deve calcular primeiro qual é o lucro antes do imposto de renda (LAIR) da sua empresa. Você pode fazer isso subtraindo o lucro antes do imposto de renda pelos juros.

Dessa forma, se o LAJIR da empresa for de 75 mil, e os juros 15 mil, a empresa terá então um LAIR de 60 mil. Após isso, para calcular o grau de alavancagem financeira (GAF) você irá dividir o LAJIR da sua empresa pelo LAIR. Se fizermos esse cálculo usando os mesmos números de antes, teremos então um GAF de 1,25. Mas o que isso quer dizer?

Como medir os resultados?

Se o resultado do GAF for inferior a 1, a alavancagem financeira não irá trazer lucros para sua empresa. Se for 1, a alavancagem não te trará prejuízos, mas também não te dará lucros. Mas se o resultado do GAF for maior que 1, a alavancagem tem um bom potencial de trazer lucros para sua empresa.

Portanto, se você está pensando em fazer uma alavancagem financeira para a sua empresa, faça o cálculo e veja se ela vale ou não a pena.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.