A alergia trata-se de um tipo de reação imunológica desencadeada pelo organismo quando uma substância entra em contato com o corpo. Pode ser inalada, ingerida ou apenas tocada. O sistema imunológico do organismo reage ao alérgeno conhecido como substância que causa a reação. Para as pessoas que são alérgicas a primavera é a pior estação do ano, por causa da liberação de pólen das plantas.
Os sintomas mais comuns da reação alérgica são: irritação na garganta, congestão nasal, diarreia, coceira no nariz, nos olhos e urticária. Qualquer pessoa pode ter alergia, mas as alergias dos bebês são mais difíceis de serem tratadas, por serem muito pequenos e não conseguirem falar ainda o que estão sentindo.
É necessário levar o bebê ao médico pediatra para que ele possa fazer o diagnóstico preciso da alergia, e também ministre o tratamento certo para aliviar os sintomas.
Às vezes os bebês tem alergias a certos tipos de alimentos como: ovo, leite, frutos do mar, trigo, soja, castanhas, frutas vermelhas e cítricas. Os sintomas mais comuns das alergias de alimentos são: urticária, chiadeira no peito, inchaço nos lábios e na língua. Esses sintomas aparecem normalmente uma hora depois da ingestão dos alimentos.
Tratamento para alergia
A alergia pode ser tratada com remédios a base de anti-histamínicos e corticóides, sempre com a orientação de um médico, mas o método mais eficaz de combater a alergia é eliminando o agente causador. Entre os maiores causadores de alergia estão:
– travesseiros de pena;
– fumaça de cigarro;
– perfumes;
– pelos de animais
– cobertas de lã
Dentre os alérgenos está também o ácaro, que se instala principalmente nos bichos de pelúcia. Por isso, é importante manter a criança longe deles, e lavar com frequência os que forem de sua preferência.
Manter a casa sempre limpa e abrir as janelas para arejar o ambiente, também ajuda a manter as alergias por ácaro longe.
Para as alergias causadas por alimentos, é necessário procurar um médico com a finalidade de fazer exames para diagnosticar os agentes causadores das alergias.
Alergias mais comuns
As alergias mais comuns são: asma, dermatite e rinite elas também são mais fáceis de serem diagnosticadas. Mas o que pode acontecer é que a criança pode ter alergia a quase tudo desde pelo de animais a poliéster. Às vezes o bebê tem o sintoma, mas o pediatra não consegue identificar a causa. Então é preciso procurar um especialista para que ele possa fazer o tratamento certo.
Depois que o tratamento é iniciado, a probabilidade da criança desenvolver o estado alérgico diminui mais de 50% podendo ter uma vida mais saudável longe de medicamentos fortes e controlados.
Existem várias maneiras de detectar as alergias, uma delas é por contato com a pele. É colocada várias substâncias sobre a pele para detectar a reação, o resultado é rápido, mas nos bebês com menos de um ano e meio os resultados não conseguem ser precisos. Então é preciso fazer o exame no sangue, para pesquisar os elementos que causam a alergia.
Se o bebê apresentar sintomas como: dificuldade de respirar, ficar ofegante, com o coraçãozinho batendo forte, pálido e gelado, é hora de procurar um médico com urgência.
1 comentário
Gostei do conselho, obrigado.