A alimentação vegana é muito mais do que simplesmente eliminar o consumo de carnes e derivados animais da dieta e consiste em substituir esses artigos, em nível nutricional, por equivalentes de origem vegetais. Uma alimentação desregrada gera grave carência de substâncias fundamentais para o adequado funcionamento do organismo e, consequentemente, pode acarretar sérios problemas de saúde. Saiba quais os cuidados com a alimentação vegana que devem ser tomados.
Conheça os benefícios de ser vegetariano.
Entendendo a dieta vegana
A dieta vegetariana é bastante popular e consiste, principalmente, de diferentes tipos de grãos, legumes, cereais e hortaliças, além de ovos, em alguns casos. É uma opção de vida bastante saudável e com repercussões muito positivas ao organismo.
Entretanto, existe um grupo de vegetarianos que é bastante restritivo e não tão conhecido, chamados de “vegans”. Além de todos os tipos de carne, os veganos excluem da dieta todos os derivados animais, como leite, ovos e queijo. O veganismo é um estilo de vida e seus adeptos também não fazem uso de produtos confeccionados a partir de matéria-prima animal, bem como cosméticos que tenham sido testados em cobaias.
Saiba mais sobre a dieta vegan.
Deficiência de vitamina B12
Pelo fato de não ingerirem carnes e nem derivados do leite, os veganos eliminam de sua dieta importantes fontes proteicas. Isso resulta em aumento do risco de deficiências importantes de ferro e vitamina B12, que são indispensáveis para o adequado metabolismo e amadurecimento celular. Por isso é recomendado que esses indivíduos realizem exames periódicos de sangue, para que seja avaliado os riscos de anemia e a necessidade de suplementação dos nutrientes necessários.
Cuidados com as fontes de carboidratos simples
Se a proposta é ter uma alimentação diferenciada na busca por mais saúde, é indispensável que indivíduos veganos se policiem para ingerir quantidades generosas de frutas, legumes e cereais integrais, pois em algumas situações o que ocorre é o aumento do consumo de cereais refinados, doces e diversas outras fontes de carboidrato simples, o que configura um perfil alimentar nenhum pouco saudável.
Confira celebridades vegetarianas e veganas.
Inclua a soja no cardápio
A soja é uma excelente fonte protética e deve ser incluída na dieta vegana por ser capaz de suprir suas necessidades. Este grão pode ser encontrado em diversas maneiras, agradando a todos os tipos de paladar, seja na forma de proteína texturizada, em pó, líquida ou em grão.
Deixar de comer carne e aderir a uma dieta mais radical, como a vegana, pode não ser sinônimo de saúde, pois esse estilo de vida requer cuidados nutricionais que devem ser seguidos para que não haja nenhum prejuízo no adequado funcionamento do organismo, como a reposição de vitaminas, ferro e proteínas.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.