Alimentos com Vitamina D e Cálcio

A Vitamina D e o Cálcio agem diretamente nos tecidos ósseos. São eles os responsáveis pela formação e boa manutenção dos ossos do corpo humano. Por esse e outros motivos, nós precisamos ingerir altas doses dessas duas substancias, tomando cuidado com os alimentos com vitamina D e cálcio, pois alguns possuem alto teor de gordura.

Existem inúmeros alimentos que são ricos em cálcio e vitamina D (Foto: Divulgação)

Alimentos ricos em cálcio

Os alimentos ricos em cálcio, por exemplo, são os laticínios. É através deles que você consegue uma maior quantia de cálcio para o organismo, mas ao mesmo tempo, muitos deles são gordurosos, como leite integral, queijos, manteigas e assim por diante. São todos alimentos derivados do leite, mas tome cuidado com os excessos. Além dos laticínios, você também encontra cálcio em algas marinhas, gergelim integral, feijões, amaranto, couve, brócolis, etc. São inúmeros alimentos saudáveis que além do cálcio, podem te trazer mais benefícios.

O sol é um grande aliado na ingestão de vitamina D no organismo (Foto: Divulgação)

Vitamina D e o sol

A vitamina D promove a absorção de cálcio (após a exposição à luz solar), essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua também, como recentemente descoberto, no sistema imune, no coração, no cérebro e na secreção de insulina pelo pâncreas. Por isso é essencial que você se exponha à luz do sol diariamente. Ao contrário do que muitos imaginam, essa exposição não é ficar horas e horas embaixo do sol.

Para que a vitamina D entre em ação no seu organismo, basta se expor em média 15 minutos por dia no sol, com roupa mesmo. Seja do trabalho pra casa, ou o caminho até a padaria. O seu corpo precisa receber a luz do sol para que a vitamina D faça a absorção do cálcio. A vitamina D também regula o metabolismo ósseo e a deposição de cálcio nos ossos.

A vitamina D está contida em maior quantidade em alguns alimentos (Foto: Divulgação)

Alimentos com vitamina D

Muitas pessoas procuram alimentos com vitamina D. O óleo de fígado de bacalhau foi utilizado também como suplemento alimentar para evitar o raquitismo, sendo hoje em dia facilmente substituível por medicamentos contendo vitamina D, mas a vitamina D da luz solar continua a ser preferível. Você não encontra a vitamina D com facilidade em alimentos, assim como acontece com o cálcio.

O interessante é consumir os alimentos com cálcio e depois se expor à luz solar para que a mesma termine o processo de absorção com a vitamina D. Esse tipo de procedimento é indicado para todos, principalmente para quem tem casos de osteoporose na família ou mesmo fragilidade nos ossos. Evitar problemas nos ossos é algo fundamental, pois são eles que vão te sustentar em toda sua vida. A osteoporose é um problema comum entre idosos, e você pode prevenir desde cedo.

O refrigerante deve ser evitado, principalmente os que contém cola, pois prejudicam os ossos (Foto: Divulgação)

Alimentos que devem ser evitados

Além de consumir alimentos com cálcio e produzir a vitamina D com a luz do sol, alguns alimentos podem ser evitados para um melhor resultado. O refrigerante, por exemplo, em especial os de Cola, são vilões em relação aos ossos. As substancias presentes na bebida agem corroendo os tecidos ósseos, o mesmo que a osteoporose faz. Por isso, mesmo que você consuma altas doses de cálcio, é preciso controlar a quantidade de refrigerante no seu dia a dia.

Os alimentos com cálcio são encontrados facilmente em mercados de todo o país. Alguns exemplos já foram citados à cima. Se você já sofre com problemas nos ossos, o ideal é consumir os alimentos, mas reforçar o tratamento com medicamentos que contenham o cálcio para ter boa saúde óssea. Uma dieta alimentar com vitamina D e cálcio previne inúmeras doenças nos ossos. Fique esperto e cuide-se!

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.