Os alimentos contra a ansiedade possuem propriedades que acalmam a mente ou favorecem a sensação de bem-estar. Dessa forma, a pessoa não fica ansiosa e não sofre com sintomas desagradáveis.
![A alimentação adequada pode combater a ansiedade. (Foto Ilustrativa)](https://cdn1.mundodastribos.com/2012/02/Alimentos-contra-a-ansiedade.jpg)
A ansiedade é condição comum do ser humano. Geralmente, ela antecede momentos de perigo ou de problemas imaginários e vem acompanhada de sensações corporais desagradáveis, tais como: coração acelerado, medo intenso, aperto no peito, transpiração excessiva, falta de ar, insônia, fadiga, tontura e tensão muscular.
O que muita gente não sabe é que alguns alimentos prometem controlar a ansiedade e manter a mente mais calma. Esses itens são ricos em vitaminas e aminoácidos, dois grupos de nutrientes que elevam os níveis de serotonina no sangue, estimulando assim o relaxamento e bem-estar.
Alimentos contra a ansiedade
A alimentação contra ansiedade é rica em frutas, carnes sem gordura, verduras, legumes e outros itens naturais. Esses alimentos se encarregam de aquietar a mente e superar qualquer o mal-estar.
Veja a seguir uma lista de alimentos contra a ansiedade:
Alface
O talo da alface é rico em lactucina, uma substância que funciona como calmante. O alimento também é rico em folato, sendo que a falta desse elemento no organismo pode causar depressão, confusão mental e cansaço.
Tomate
O tomate é um dos principais alimentos contra ansiedade e depressão. Ele possui grande quantidade de vitamina B6 e vitamina C, que são substâncias que ajudam no combate da irritação.
Maçã
A maçã é um alimento rico em fibras, carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selênio, tudo isso em associação, combate o estresse e colabora com o relaxamento.
![A maçã tem nutrientes que minimizam os sintomas da ansiedade. (Foto Ilustrativa)](https://cdn1.mundodastribos.com/2012/02/Alimentos-contra-a-ansiedade-1.jpg)
Uva
A uva é um dos poderosos alimentos contra estresse e ansiedade. Ela contém uma boa dose de vitaminas do complexo B, que ajudam no funcionamento do sistema nervoso. Além disso, é rica em vitamina C e os flavonóides que são antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol.
Carne
A carne é rica em nutrientes, dentre eles, a niacina. Esta é uma vitamina do complexo B que quando está em falta no organismo causa a depressão.
Ovos
Os ovos são fontes de niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina, cuja carência no organismo pode causar apatia, ansiedade e até perda de memória.
Laranja
A laranja é uma rica fonte de vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. Além disso, a laranja ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, evitando os transtornos de irritabilidade.
O cálcio presente em sua composição é um ótimo relaxante muscular, o que colabora no combate do estresse.
Mel
Ajuda o organismo a produzir uma maior quantidade de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.
Banana
Acabar com a ansiedade através dos alimentos é possível, basta aumentar a ingestão de bananas. Essa fruta tropical, além de ser rica em triptofano, contém carboidratos, potássio, magnésio e biotina, que reduzem a ansiedade. Dessa forma, melhora a qualidade do sono, o que colabora com uma vida mais saudável.
![Experimente comer banana com mel. (Foto Ilustrativa)](https://cdn1.mundodastribos.com/2012/02/Alimentos-contra-a-ansiedade-2.jpg)
Espinafre
O espinafre é outro alimento super importante para combater os sintomas da ansiedade, por ser rico em magnésio, potássio, ácido fólico, folato e vitaminas A, C e B, responsáveis na estabilização do humor. Assim, combatem a depressão e “desenferrujam” o cérebro.
A ansiedade é um sentimento muito presente na população atualmente. Devido a isso, existem diversos estudos que visam combatê-la e um dos meios encontrados, foi através da alimentação.
Inclua os alimentos contra a ansiedade no seu cardápio de cada dia e aproveite os benefícios. Não se esqueça também que, para acabar com o problema, é preciso praticar exercícios físicos, evitar situações estressantes e controlar a respiração.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.