Um grande número de pessoas são portadores de altas taxas de colesterol e de glicemia, o que pode ocasionar diversos problemas à saúde do indivíduo. No entanto, é possível manter essas alterações, através de uma alimentação adequada. Conheça os alimentos para reduzir o colesterol e a glicemia.
Alimentos para controlar a glicemia
A alta taxa de glicemia está relacionada com o diabetes, uma doença metabólica que pode afetar diversos órgãos. Para controlar o problema, é importante reduzir a glicemia através do uso de medicações ou do controle dietético. Conheça abaixo alguns exemplos de alimentos que ajudam a controlar a glicemia.
- Farelo de aveia
Este cereal é ideal para ser adicionado em diversas preparações e contem uma elevada porcentagem de fibras, reduzindo a absorção de açúcar, assim como de outros alimentos.
- Abacate
Esta fruta tem um baixo índice glicêmico, o que colabora com uma baixa taxa glicêmica. Além disso, esse alimento é rico em fibras e ácidos graxos, promovendo uma boa saúde cardiovascular.
- Frutas secas
Esses alimentos são ricos em fibras que ajudam a reduzir a absorção das taxas de açúcares simples, das gorduras insaturadas e ainda, colaboram para baixar o colesterol. Como resultado, todas essas propriedades colaboram com a redução dos fatores de risco e ainda ajudam a tratar a síndrome metabólica.
- Germe de trigo
Assim como o farelo de aveia, esse alimento também colabora com a redução da absorção dos açúcares, evitando o aumento das taxas da glicemia e suas consequências.
Alimentos para reduzir o colesterol
Uma das melhores formas para controlar o colesterol é através da alimentação. Tendo isso em vista, separamos alguns exemplos de alimentos que ajudam no controle das taxas de lipídios no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares.
- Peixes
Esses alimentos são ótimas fontes de ácidos graxos e ômega 3, esta considerada um tipo de gordura “boa”. Dessa forma, colabora com a manutenção de uma vida saudável.
- Aveia
A aveia é rica em fibras e exerce efeitos benéficos ao organismo. Além disso, ela colabora com o retardo do esvaziamento gástrico, promovendo a saciedade e ainda, colabora com a melhora da circulação e ainda ajuda a controlar a glicemia e a absorção de gordura.
- Oleaginosas
Exemplos desses estão as nozes e as castanhas, sendo ricos em antioxidantes responsáveis em combater o envelhecimento celular e ainda, previne doenças vasculares. Além disso, colabora com a redução das taxas de colesterol.
As taxas de glicemia e de colesterol podem ser controladas a partir de uma alimentação saudável. Após conhecer mais sobre os alimentos que reduzem o colesterol e a glicemia, é importante introduzi-los a sua dieta e obter os benefícios.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.