O consumo frequente de alimentos que têm o poder de acelerar o metabolismo provoca algumas mudanças positivas no organismo. Basicamente, devemos entender da seguinte forma: quando comemos, estamos fornecendo energia ao nosso corpo. As calorias é que são transformadas em energia e isso é feito pelo metabolismo. A genética é a principal responsável pelo tipo de metabolismo de cada um. Porém, ele pode ser favorecido, com o consumo de determinados alimentos, que dão disposição e ajudam a queimar gorduras. Vale lembrar que este consumo deve ser frequente, para que os efeitos sejam notados. Veja alguns alimentos que aceleram o metabolismo.
Carboidratos
Alguns carboidratos aceleram o metabolismo e fornecem combustível para os músculos, para o sistema nervoso e para as células do sangue. O ideal é consumir aqueles com taxa glicêmica baixa, pois eles controlam a glicose do sangue e ainda evitam a fome, por mais tempo. Neste grupo de alimentos estão os grãos integrais, as frutas, as verduras e os legumes.
Todos eles têm pouca gordura e muita fibra; são responsáveis pela digestão mais lenta e, por isso, aceleram o metabolismo. Outros carboidratos, como os bolos, o arroz comum, doces e açúcares devem ser evitados, pois são digeridos rapidamente, tornando o metabolismo mais lento. É por isso que você sente fome mais rapidamente, quando ingere estes tipos de alimentos.
Proteínas e gorduras
Proteínas colaboram com a formação de músculos e consomem calorias mais rapidamente. As indicadas são as magras, como as carnes patinho, frango, peixe ou lagarto, além de ovos, queijos cottage e ricota, soja e derivados.
As gorduras boas também devem ser consumidas, pois retardam a digestão dos carboidratos e também ajudam a limpar as artérias. Boas alternativas são as castanhas, amêndoas, nozes, pistache, sementes de abóbora e girassol, gergelim, azeite extravirgem ou abacate.
Outros alimentos termogênicos
Existem vários outros alimentos termogênicos, que você pode incluir em sua dieta diária. Vale lembrar que opção por refeições saudáveis, bem como pela prática regular de exercícios físicos ajudam a acelerar ainda mais o metabolismo. Veja alguns:
– pimenta vermelha: acelera em 20% o metabolismo. Além de aumentar a circulação e a temperatura do corpo, ainda são úteis para retirar gorduras das artérias.
– gengibre: também acelera, em 20%, o metabolismo lento. Você pode consumi-lo de qualquer forma, inclusive como ingrediente de sucos diversos.
– chá verde: já bastante conhecido no combate ao peso, o chá verde reduz o açúcar do sangue, melhora o funcionamento do intestino e diminui a compulsão por consumir carboidratos.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.