Às vezes a memória costuma pregar peças nas pessoas com pequenos esquecimentos, “deu um branco” como costumam dizer. Com o passar do tempo esses lapsos acabam ficando costumeiros e as pessoas nem ligam mais para o que acontece. Mas esse “branco” que dá na memória é o aviso de que alguma coisa não esta bem.
O cérebro assim como todos os membros e órgãos do corpo humano necessita de cuidados especiais. Ele precisa ser estimulado diariamente para fortalecer as suas inúmeras funções, com exercícios próprios para memória. Mas o fator mais importante nisso tudo é a alimentação, é preciso ingerir alimentos que proporcionam vitaminas e tudo o que o cérebro necessita para ser saudável.
Com o passar dos anos o organismo sofre alterações, as células vão se modificando por causa dos radicais livres que elevam a diminuição do ritmo de energia. A ação dos radicais livres faz com que desapareçam as sinapses reduzindo significativamente a capacidade de comunicação entre as células prejudicando o funcionamento do cérebro.
A melhor maneira de reduzir os radicais livres do organismo é o fornecimento de antioxidantes que podem ser encontrados nos alimentos. Alguns com mais e outros com menos, mas é importante saber os que mais ajudam o cérebro a ativar a memória.
Confira os alimentos que ativam a memória:
– Peixe – poderoso antioxidante principalmente os que são encontrados em água fria como salmão, sardinha, anchova, atum e arenque. Também é fonte rica em ácidos graxos, ômega 3.
– Oleaginosas – são ricas em vitamina E e Selênio, mas também é excelente fonte de antioxidantes, são elas: castanha, nozes, avelã, amêndoas e amendoim.
– Frutas Vermelhas – combatem os radicais livres com pigmento antioxidantes e ajudam na memória, são elas: morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate.
– Gema de ovo – excelente para a memória e contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina. Muito eficiente à doença de Alzheimer.
– Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados – alimentos que ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. São fontes de vitaminas do complexo B. E para completar tem a carne vermelha rica em ferro que ajuda na memória.
– Frutas e Vegetais Amarelos – alimentos rico em betacaroteno, antioxidante muito importante que combate o envelhecimento das células. São eles: mamão, manga, pêssego, cenoura e abóbora.
É importante que o cérebro seja constantemente motivado a funcionar de forma mais complexa. Alguns exercícios são muito importantes como fazer tarefas costumeiras como trocar de mão para escrever, faz com que o cérebro funcione de maneira mais abrangente.
E assim sucessivamente com outras funções. A leitura também é muito importante como estímulo para a memória, assim como muitos jogos disponíveis na internet e em revistas.
O sono é fundamental para a memória, pois é durante a noite quando o sono é profundo que o cérebro desconecta dos sentidos e processa, revisa e armazena a memória. As pessoas que passam a noite acordadas tem muito mais dificuldade de concentração e de aprendizado.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.