Um dos piores inconvenientes que pode acometer um indivíduo, sem dúvida é sofrer com gases intestinais. Além de serem desagradáveis, a dor provocada por este problema é muito grande, fora os ruídos do estômago e do intestino que ocasionam um grande mal estar.
Por isso, para você que deseja passar longe dessa situação, conheça mais alguns alimentos que dão gases e se policie antes de ingeri-los. Saiba mais:
Alimentos que dão gases
Produtos como o leite, iogurtes, queijo e derivados são os maiores contribuintes para os gases, como também os ovos e principalmente o açúcar. O excesso deste produto, além de não agregar nenhum valor nutricional, é altamente fermentativo no intestino e também possui agentes químicos que prejudicam a circulação sanguínea e a integridade do organismo com o decorrer do tempo.
Apesar de existirem muitos mitos e verdades sobre a carne vermelha, este é outro alimento que provoca gases. Isso porque sua digestão é muito demorada (48 a 72 horas), levando a uma maior ação das bactérias no intestino grosso para decompor o produto. Além disso, muitas proteínas são compostas por aminoácidos com enxofre, o que duplica a ação dos gases.
O feijão e a lentilha cozidos da maneira incorreta também entram na lista das comidas que provocam gases, de forma que para prepara-los, primeiramente faz-se necessário deixar os grãos em repouso na água quente por um dia antes, a fim de liberar o gás natural presente nas sementes.
Como aliviar o problema
Se você deseja diminuir os gases intestinais, é importante ressaltar que a automedicação é algo muito perigoso e pode causar intoxicações. Por isso, além de evitar o consumo dos produtos anteriormente citados, invista nas soluções naturais que contribuirão com o bom funcionamento de seu organismo.
Chá natural anti gases
Você precisará de:
- 1 colher de sopa de gengibre fresco picado para cada xícara de água;
- Erva-doce a gosto, para estimular as funções digestivas;
- Hortelã como ação analgésica;
- 1 limão inteiro.
Como fazer: insira o gengibre em uma panela, esquentando-o até a liberação de seu líquido. Tome cuidado para não queimar. Jogue água com a hortelã e a erva-doce em seguida e, muito antes da água alcançar o ponto de fervura, desligue o fogo. Após deixar o chá em repouso por dez minutos, acrescente o limão e beba imediatamente.
Caso os sintomas persistam, procure um médico, a fim de averiguar se o problema tomou proporções mais graves e cuide rigorosamente de sua alimentação.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.