Todo homem brasileiro, quer more no Brasil ou no exterior, tem o dever de fazer seu alistamento militar no ano em que completa 18 anos, pois é uma obrigação cívica. A regra também é válida para os cidadãos que se naturalizaram brasileiros, a partir de quando receberem o Certificado de Naturalização.
Como se alistar
O alistamento militar é obrigatório nas seguintes condições: Indivíduo brasileiro, sexo masculino e que completará 18 anos em 2012. Pode ser realizado desde janeiro até junho do seguinte ano. É preciso prestar atenção, porque as regras mudam de acordo com a data da inscrição:
- De janeiro até o ultimo dia útil de abril: quem se alistar nesse período terá a seleção feita no mesmo ano e, caso seja convocado, poderá prestar o serviço militar no ano seguinte.
- De maio até o ultimo dia útil de junho: quem se alistar nesse período participará da seleção apenas no ano seguinte.
Para se alistar é muito fácil, basta comparecer a uma Junta de Serviço Militar levando os seguintes documentos:
- RG, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento original;
- Certidão de Naturalização ou Termo de Opção (no caso de brasileiros naturalizados ou por opção);
- Registro de emancipação (no caso de indígena);
- Duas fotos 3X4 recentes e sem data;
- Comprovante de residência.
No caso do indivíduo não estar no Brasil, é preciso que ele procure o Consulado ou Embaixada Brasileira.
O que fazer após o alistamento?
Ao fazer o alistamento, o candidato recebe um Certificado de Alistamento Militar (CAM), onde é possível encontrar no verso, as datas em que ele deve comparecer para seleção, onde serão realizados testes para avaliação da saúde e força, além da realização de uma entrevista.
É importante lembrar que os candidatos não devem trajar bermudas, regatas ou calçar chinelos e devem estar munidos de:
- Certificado de Alistamento Militar (CAM);
- RG;
- Certidão de Nascimento dos filhos (caso os tenha);
- Certidão de Casamento Original (caso seja casado);
- Declaração Escolar: Certificado de conclusão ou atestado de frequência;
- Atestado Médico com CID, caso seja portador de algum problema de saúde.
Se o candidato passar nos testes, poderá prestar serviços no Exército, Marinha ou Aeronáutica, dependendo da disponibilidade de vagas e da escolha do candidato.
Nos casos em que ocorre dispensa do serviço militar, os jovens deverão fazer o juramento à Bandeira, para que possam posteriormente, receber o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Os portadores de necessidades especiais, que também são obrigados a se alistar, serão dispensados e receberão o Certificado de Isenção (CI).
O que acontece com quem não se alista?
O período em que o candidato pode se alistar é bem grande, indo desde os 18 anos até os 45 anos. Em caso de não se alistar devidamente no tempo certo, é recebida então uma multa, que vai aumentando seu valor conforme passa o tempo.
Vale ressaltar que o ato de não se alistar deixa a pessoa em dívida com o serviço militar e as consequências vão desde a impossibilidade de prestar concursos públicos, tirar passaporte e se matricular em uma universidade até outras punições mais severas.
Para maiores informações, acesse o site do Exército Brasileiro em http://www.exercito.gov.br/web/ingresso/alistamento-militar.
3 Comentários
Danielle de acordo com o texto a cima: O alistamento militar é obrigatório nas seguintes condições: Indivíduo brasileiro, sexo masculino e que completará 18 anos em 2012. Pode ser realizado desde janeiro até junho do seguinte ano. É preciso prestar atenção, porque as regras mudam de acordo com a data da inscrição…
mulher pode se alistar???
fazo 18 esse ano quero saber se como sou do sexo feminino se posso me alistar esse ano tbm ?