Saiba o que é a antecipação de restituição do IR

Muitos noticiários falam sobre a antecipação de restituição do IR, mas poucos comentam a sua real função. IR, também chamado de Imposto de Renda, é uma declaração de tudo que foi pago e recebido, tanto pela pessoa física, quanto pela pessoa jurídica, nos últimos 12 meses. Após a declaração, o IR é restituído para algumas pessoas.

Mas, você sabia que pode fazer a antecipação? Ou seja, receber a restituição antes do prazo estabelecido pela Receita Federal? Primeiramente, você precisa ir ao banco onde você tem conta para fazer a solicitação, que oferece algumas vantagens ao adiantar o recebimento do dinheiro.

O principal objetivo deste texto é mostrar como fazer a antecipação de restituição do IR sem dificuldade alguma.

O que é a antecipação de restituição do IR?

A antecipação de instituição do IR simplesmente consiste em um crédito, fornecido pelo banco no valor da sua restituição do Imposto de Renda, que pode ser emitido em qualquer banco em que você tenha uma conta associada.

O que é a antecipação de restituição do IR
Fonte/Reprodução: original

Além disso, você pode pagar o crédito no dia da sua restituição ou quando foi estabelecido no contrato. Diferente do empréstimo consignado, que o pagamento é descontado direto na folha salarial.

Para que serve a antecipação de restituição do IR?

Serve para pagar as suas contas e manter o fluxo de caixa da sua pessoa física e/ou jurídica equilibradas. Sem contar que não precisa pagar taxas altas, uma vez que, certo do seu retorno, o banco aplica as que estão estabelecidas no mercado financeiro.

Logo, a antecipação de restituição do IR tem como a principal finalidade ajudar no pagamento de contas, dá entrada em um bem, realizar uma viagem ou outro desejo de consumo. O dinheiro não demora a ser depositado, após aprovação, sendo recebido, às vezes, até no mesmo dia que o contrato foi sancionado.

Por que fazer a antecipação de restituição do IR?

São inúmeros motivos para fazer a antecipação de restituição do Imposto de Renda, como não esperar receber o dinheiro até dezembro. Por quê? A restituição, primeiramente, começa com idosos e doentes graves.

As devoluções têm início em junho e vão até dezembro. Entretanto, evita o pagamento de juros que tem na solicitação de crédito em comum.

Quais as vantagens da antecipação de restituição do IR?

As vantagens são a facilidade de receber o pagamento, não precisar pagar a antecipação em parcelas e poder antecipar até 100% do valor total da restituição. Em alguns bancos, porém, tem um limite específico da porcentagem do valor que será liberada, não atingindo sua totalidade.

Como solicitar a antecipação de restituição do IR?

Primeiramente vá para o aplicativo de seu banco, clique na função de pedir a antecipação de restituição do Imposto de Renda, informe o valor e confirme a proposta. Para o banco, você vai enviar os documentos pessoais, como comprovante de residência, comprovante de renda e documentos pessoais (carteira de identidade, por exemplo).

Como solicitar a antecipação de restituição do IR
Fonte/Reprodução: original

E após seguir estas etapas, você consegue fazer a antecipação de restituição do Imposto de Renda. Se não consegue ir ao aplicativo, pode pedir a antecipação por meio do internet banking ou presencialmente com o gerente de seu banco. Além disso, alguns bancos autorizam fazer este tipo de empréstimo por meio dos caixas eletrônicos.

Já sabe como fazer antecipação de restituição do IR? Deixe aqui o seu comentário para tirar alguma dúvida. E compartilhe este texto para mais pessoas que possam se beneficias das informações nele contidas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.