As brincadeiras são muitos importantes no desenvolvimento físico e intelectual das crianças, por isso os pais deveriam estar sempre antenados e preocupados em proporcionar atividades adequadas de acordo com a faixa etária. Na hora de comprar um jogo ou propor alguma diversão, as coisas podem não ser tão fáceis quanto parecem e muitas dúvidas surgem, fazendo com que os pais não saibam qual brinquedo comprar e nem se brincam com a criança ou deixam ela se divertir sozinha. Para esclarecer essa e muitas outras dúvidas, confira várias dicas e saiba quais as brincadeiras ideias para cada idade.
Confira dicas de brincadeiras infantis para sala de aula.
Brincadeiras para cada faixa etária
É muito importante que as crianças brinquem em atividades adequadas para sua faixa etária, a fim de que despertem o interesse e não se machuquem, se desenvolvendo de forma saudável e segura. Saiba quais são as brincadeiras recomendadas, de acordo com a faixa etária:
- 0 a 5 anos
Nessa idade as brincadeiras populares são as mais recomendadas, como a amarelinha, que ajuda no desenvolvimento físico e motor; as brincadeiras de roda, que trabalham a expressão corporal e verbal; quebra-cabeça, que ajuda no desenvolvimento do raciocínio e concentração; brincadeiras de faz de conta, que estimula a imaginação e criatividade. Outras boas opções são o esconde-esconde, estátua, lenço atrás, brinquedos de encaixe e blocos de construção.
Saiba quais as melhores brincadeiras para estimular a coordenação motora.
- 5 a 10 anos
Para as crianças maiores é necessário encontrar passatempos capazes de prender a atenção, estimulando o raciocínio e criatividade para a resolução de problemas. Atividades que envolvam esforço físico moderado são bem-vindas. Boas alternativas são o pega-pega, esconde-esconde, o mestre mandou, brincadeira da forca, jogos de tabuleiro, danças ou atividades de campo.
Veja algumas brincadeiras ao ar livre para educação infantil.
Dicas para brincar bem
Através das brincadeiras as crianças têm a oportunidade de se expressar e desenvolver habilidades. Por isso, é importante garantir a proteção do pequenino, evitando os passatempos que envolvam o uso de objetos adultos e que possam machucar, como facas e canivetes, ou até mesmo aqueles que possam causar alergia e intoxicação, como tintas em spray e produtos químicos.
Apesar de serem bastante práticos e conseguirem reter a atenção dos pequeninos, os computadores e videogames não são boas opções para os pais que buscam um desenvolvimento saudável, pois muitos jogos vão contra certos valores morais, com excesso de violência e até mesmo sensualidade para a idade da criança. Para contornar esse problema, vale a pena orientar os pequenos a refletir e criticar o conteúdo dos jogos.
As brincadeiras são muito importantes para o desenvolvimento físico e cognitivo das crianças, mas é importante que os pais se mantenham atentos às atividades realizadas pelos pequeninos, que devem ser de acordo com a faixa etária e sempre respeitando certos valores morais.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.