Seguidas por milhões de pessoas, em todos os cantos do mundo, as tendências de moda mais prejudiciais podem resultar em vários problemas para quem adora seguir tudo o que surge como novidade no mundo fashion.
Nos últimos dias, um estudo médico que relacionou o uso de calças jeans apertadas ao surgimento de perigosos problemas de circulação nas pernas deixou muita gente assustada. Após usar uma calça skinny jeans ao longo do dia, e ficar agachada durante muito tempo, uma australiana foi parar no hospital, sem conseguir andar, já que não sentia as pernas.
Conforme o relatório dos médicos que a atenderam, a calça extremamente apertada, em combinação com o longo tempo que ela passou agachada, fez com que as fibras nervosas e musculares da perna fossem danificadas, além de diminuir a circulação no local. Foram quatro dias internada até que ela voltasse a andar novamente.
Riscos de skinny jeans para a saúde
As tendências de moda mais prejudiciais
Além do uso constante do jeans apertado demais, há vários outros riscos da moda para a saúde, apontados através de estudos, como o espartilho. Acessório de modo bastante antigo, também conhecido como corpete, cuja função é diminuir a cintura, ele pode dificultar a respiração e danificar as costelas.
Outro acessório da moda muito perigoso é o sapato de salto alto, adorado por muitas mulheres, para dar mais elegância. Uma pesquisa divulgada em 2014 mostrou que esse tipo de calçado altera a posição natural do pé, causando uma reação em cadeia que pode até resultar em problemas na coluna vertebral.
E até mesmo a gravata, que parece ser inofensiva, pode trazer alguns riscos, principalmente se estiver muito apertada. Nessas condições, o acessório contribui para elevar a pressão intracraniana e aumentar a pressão arterial ocular para níveis perigosos, de acordo com estudos preliminares.
Outros perigos da moda para a saúde
Porque o cuidado com a postura é tão importante?
Entre os perigos da moda para a saúde, também vale destacar:
- O uso de piercings, que pode levar ao aparecimento de infecções bacterianas, principalmente se o acessório não for higienizado constantemente.
- Bijuterias, pois elas podem trazer compostos químicos perigosos, conforme revelou uma pesquisa inglesa.
- Bolsas e mochilas enormes e pesadas, com risco de causar problemas na coluna.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.