Silêncio, medo ou vergonha de colocar a própria opinião em questão, dificuldade de relacionamento interpessoal, grande observação do que acontece ao seu redor. Essas são algumas características básicas do tímido, aquele sujeito que percebe o mundo e não exterioriza com facilidade o que pensa ou o que sente. Mesmo com tudo isso, existem muitas vantagens de ser uma pessoa tímida.
Uma vantagem de ser uma pessoa tímida é que ela é excelente ouvinte. Enquanto existem pessoas que falam pelos cotovelos e outras que não conseguem ouvi-las, por simplesmente não estarem a fim de participar daquele assunto ou por quaisquer outros motivos. O tímido escuta com toda atenção o que está sendo dito, ou pelo menos, se coloca de maneira que o interlocutor acredita estar sendo escutado.
Não ter a vida como um livro aberto também é uma vantagem de ser uma pessoa tímida. Por exemplo, os extrovertidos, geralmente, não conseguem segurar os sentimentos e acabam abrindo o jogo para todo mundo: se brigam com a esposa, com o chefe ou com o vizinho, ficam tão furiosos que precisam extravasar e acabam abrindo o verbo para qualquer um. Com o tímido, a história é bem diferente: ele guarda para si aquela situação e acaba sendo um mistério para as pessoas ao seu redor.
Por serem mais observadores do que faladores, geralmente os tímidos selecionam com mais cuidado as suas amizades e as pessoas com quem vão se relacionar. Frequentemente, os falastrões enfatizam sua atenção no colocar para fora o que pensam e o que sentem, e deixam a segundo plano a qualidade dos indivíduos com quem vão se relacionar. Já os tímidos, por não conseguirem se expressar, olham com mais carinho quem está ao seu redor e a partir disso é que decidem quem vai fazer parte do seu grupo de amigos.
Uma outra vantagem de ser uma pessoa tímida é o fato de não magoar tanta gente à toa. Ainda fazendo um paralelo aos extrovertidos, esses aqui revelam o que sentem e falam, muitas vezes, desenfreadamente, passando por cima de sentimentos do próximo e machucando as pessoas. Já os tímidos, com suas dificuldades de exteriorizar suas emoções, têm muito cuidado ao falar algo, se é que chegam a falar. Portanto, é uma grande vantagem ser caladinho em alguns momentos da vida.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.