Com 45 metros de diâmetro, um asteroide passa pela Terra nesta sexta-feira (15). A distância com o planeta é de somente 27.680 km, mas a agência espacial americana Nasa informou que não havia nenhum perigo de que o asteroide, que recebeu o nome 2012 DA14, colidisse com a Terra. O horário de maior aproximação do satélite foi às 17h30, no horário de Brasília, quando o objeto seguia na direção da Ilha de Sumatra, na Indonésia, próximo ao Oceano Índico.
Asteroide passa próximo a Terra nesta sexta-feira
O asteroide que passa próximo a Terra nesta sexta-feira é o maior objeto que já passou tão perto do planeta, até mesmo alguns satélites geoestacionários que orbitam o planeta, e enviam informações sobre telecomunicações e clima, estão a uma distância maior – por volta de 36 km. Imagens do asteroide captadas pelo Observatório Samford Valley, de Brisbane, na Austrália, podem ser vistas por meio de um link disponibilizado pela Nasa.
Saiba mais sobre o asteroide 2012 DA14
A Ásia, a África, o Leste Europeu e a Austrália (em que é madrugada, no momento) foram os melhores lugares para acompanhar a trajetória rápida do asteroide mais próximo a passar pela Terra por meio de instrumentos de astronomia. Do Brasil, não deu para ver a passagem do objeto. De acordo com Donald Yeomans, gerente do NEO, o programa da Agência Espacial que rastreia e identifica corpos celestes que possam representar algum risco para a Terra, caso o asteroide colidisse com a Terra, a explosão causada poderia arrasar uma cidade grande, a semelhança de um asteroide semelhante que explodiu sobre Tunguska, na Sibéria, em 1908, e destruiu 2 mil quilômetros quadrados de floresta.
Veja também: Planetas descobertos têm órbita mais perto já registrada no Universo
O peso do corpo celeste que passa sobre a Terra nesta sexta-feira é de 130 mil toneladas. Rochoso, o asteroide é ‘avaliado’ em aproximadamente US$ 195 bilhões, por conter metais preciosos e água. O objeto que passou pelo planeta não tem nada a ver com o meteorito que caiu sobre a Rússia e feriu 950 pessoas, por causa de estilhaços de vidros.
Leia mais sobre outro asteroides que já passou pela Terra: Asteroide que passou terça-feira não trouxe problemas à Terra
2 Comentários
Gabrielle,
Essa matéria é atual 2013.
Abraços!!
r7 mais essa página postada e de 2012 ou 2013 e que eu sou estudante e e estou pesquisando em seu site sobre asteroides e satéletes artificíais