É necessário fazer aula teórica para tirar a carteira de motorista?

Um dos sonhos de muitas pessoas, é conseguir sua carteira de motorista, a qual pode ser uma montanha russa de sentimentos, felicidade e ansiedade andam lado a lado.

Porém, apesar do sonho de dirigir seu próprio veículo um dia, o processo é bem burocrático e caro. Os exames vão de psicotécnicos até o conhecido teste prático. Entre estes, está o exame da aula teórica, onde o candidato prova seus conhecimentos de trânsito e somente após aprovação, poderá ir para a aula prática.

O que é a aula teórica?

A aula teórica é um processo obrigatório para emissão da habilitação de qualquer classe. Normalmente as auto escolas já oferecem esse serviço nos seus pacotes, porém o aluno pode fazer o curso em qualquer instituição habilitada. O curso de aula teórica contempla todas as regras de trânsito e consequências, como leis, direitos e costumes do trânsito.

Para que serve uma aula teórica?

É comum que a maior curiosidade durante o processo de habilitação sejam as aulas práticas, onde o aluno poderá finalmente conhecer o veículo e conduzi-lo.

Para que serve uma aula teórica
Fonte/Reprodução: original

Mas, o processo mais importante para ter sua carteira de motorista, com certeza é a aula teórica, onde o aluno entenderá como interpretar placas, faixas e como se portar no veículo de forma segura. Esse conteúdo, assim como sua obrigatoriedade foram criados para diminuição das infrações de trânsito. Visto que apesar de habilitados e saber conduzir seus veículos, muitos condutores infringem leis e alguns nem ao menos sabem os limites de velocidade por onde percorrem.

O que está incluído em uma aula teórica?

Para evitar que o aluno saia despreparado para as ruas, o curso de aula teórica busca englobar tudo que envolve as leis de trânsito e seus costumes. No conteúdo obrigatório, o aluno terá 18h de Legislação, 16h de Direção Defensiva, 4h de Primeiro Socorros, 4h de Meio Ambiente e 3h de Mecânica.

É necessário fazer aula teórica para tirar a carteira de motorista?

No momento transita no congresso o projeto de Lei 4474/20 que propõe acabar com a obrigatoriedade de auto escolas para habilitação, mas isso não significa que o candidato não precisará mais realizar o exame de aula teórica ou estudar seu conteúdo, apenas estará livre de realizá-lo em um auto escola ou CFC (Centro de Formação de Condutores), tendo acesso ao conteúdo da prova de forma gratuita, bastando apenas fazer a prova quando se entender apto.

É necessário fazer aula teórica para tirar carteira de motorista
Fonte/Reprodução: original

Porém o projeto ainda não foi aprovado e por enquanto é sim obrigatória a realização das aulas teóricas em auto escolas ou CFC e a realização do exame final e assim tirar sua carteira de motorista.

Como faço para marcar um exame de aula teórica?

Após finalizar a aula teórica e no simulador, o aluno ou sua auto escola poderão agendar o exame teórico. O local e forma de agendamento podem variar da sua região, em São Paulo é possível realizar o agendamento diretamente pelo site do Detran e pagamento da taxa.

Normalmente a auto escola já inclui no pacote a taxa e transporte para o local do exame no seu pacote, porém o aluno pode fazer separadamente. Além disso, o Detran fornece tanto no site quanto por aplicativo, um simulador da prova com as perguntas reais do exame.

O aluno aprovado poderá seguir para as aulas práticas e caso seja reprovado, pelo site é possível remarcar nova tentativa.

Quanto custa um exame de aula teórica?

O Detran esclarece em seu site que não é possível se habilitar gratuitamente, todas as taxas de inscrição e remarcação devem ser pagas. O único caso para gratuidade seria para 2° via da carteira de motorista e apenas em casos específicos.

Para pagamento apenas do exame de aula teórica direto no Detran, o custo é de R$43,96, esse valor pode ser maior em uma autoescola, contabilizando a comodidade de marcação e transporte para o local do exame. Outras taxas e agendamento podem ser conferidos aqui.

Qual é a nota de aprovação para um teste teórico?

Como todo exame, a ansiedade para ser aprovado pode ser incontrolável. Mesmo estudando e realizando os simulados milhares de vezes, ser aprovado pode ser difícil. O Detran estipula que das 30 questões ao menos 21 devem ser respondidas corretamente. Lembrando que no aplicativo e site da instituição é possível conhecer as questões da prova e ir aprendendo as respostas certas.

Mesmo com tantos desafios ao longo do caminho, ter a própria carteira de motorista é um sentimento ótimo, mas vem junto com a grande responsabilidade de possuir um veículo.

Todos os processos, mesmo que burocráticos, são para melhoria dos condutores habilitados para que menos acidentes ocorram. Seja um motorista responsável por você e pelos outros, nunca beba e dirija e se atente sempre às leis de trânsito e segurança de todos.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.