A ioga tem como principal objetivo manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. O conceito abrange várias práticas que resultam em benefícios para a vida das pessoas, melhorando o bem-estar, a saúde e o comportamento.
Saiba mais: Benefícios da Yoga
Ioga: origem, tipos, benefícios
Os pesquisadores acreditam que a ioga começou a ser praticada no ano de 500 a.C. na Índia. Estes ensinamentos milenares foram, então, reunidos em um livro que atravessou os séculos sendo um manual para a prática da modalidade.
Existem centenas de correntes de ioga, que variam de acordo com a proposta. Entre as modalidades mais conhecidas, vale destacar a ASHTANGA, que requer um bom condicionamento físico para permanecer na mesma posição durante um longo tempo. Outro tipo de ioga que conquista muitos adeptos é o POWER YOGA, que realiza um intenso trabalho aeróbico. Já a HATHA, a preferida dos brasileiros, busca o equilíbrio através de posturas que misturam relaxamento, força e meditação.
Diversos benefícios estão associados à prática de ioga, como a correção da postura, o alívio das tensões, o desenvolvimento da concentração, o aumento da flexibilidade e a melhora da respiração.
De modo geral, todas as posturas da ioga aumentam o alongamento da musculatura e fazem massagens internas, estimulando os órgãos vitais. No entanto, é importante tomar alguns cuidados, pois os movimentos agressivos podem causar lesões sérias.
Praticar ioga em casa
Nem todas as pessoas possuem condições financeiras para frequentar uma academia e muito menos para pagar um professor particular de ioga. Neste caso, é necessário buscar um material de orientação na internet e praticar alguns movimentos em casa.
Veja a seguir como fazer as principais posições de ioga e os seus benefícios:
Vela: Deite de barriga para cima e levante as duas pernas, segurando as costas com as mãos. Esta postura melhora a circulação de sangue no cérebro e contribui com o equilíbrio emocional;
Peixe: Deite de barriga para cima, incline a cabeça para trás e levante as costas, mas permaneça com o quadril encostado no chão. A posição corrige a postura e melhora o sistema imunológico;
Cobra: deite de barriga para baixo, apoie as mãos no chão e deixe o cotovelo apontado para cima. Levante a cabeça e o tronco, mas o umbigo deve permanecer no chão. O movimento fortalece os músculos e expande a caixa torácica;
Pinça: sente-se com as pernas esticadas, incline o tronco para frente e segure os dedos dos pés, tudo isso sem dobrar os joelhos. Este exercício melhora a flexibilidade dos membros inferiores;
Árvore: Fique em pé e apoie o pé direito na altura do joelho esquerdo. Levante as mãos acima da cabeça, una-as e fixe os olhos em um ponto, para manter a concentração. Esta postura é ótima para melhorar o equilíbrio físico e mental.
Veja também: 5 razões para praticar ioga
Vídeos de aulas de ioga
Veja a seguir alguns vídeos de aulas de ioga em casa:
1 comentário
Gosto muito desta pratica e diciplina e também quero me aprofundar na concentração para memorizar e respirar.