Aumento de fluxo menstrual: o que pode ser

A menstruação é o sangramento fisiológico da mulher desde a puberdade, que ocorre normalmente a cada 28 dias, enquanto ela não engravida. Normalmente, a menstruação dura em torno de 7 ou 8 dias. Porém, algumas mulheres apresentam sangramento anormal e abundante, o que gera muitos incômodos e pode colocar em risco a saúde da mulher. Saiba mais sobre o aumento do fluxo menstrual e o que poder ser a causa do problema.

Consulte um ginecologista em caso de fluxo menstrual intenso. (Foto: divulgação)

O que é menorragia

A menorragia é o termo designado quando ocorre a perda de sangue em grande quantidade durante o período menstrual, ou seja, o aumento do fluxo menstrual. Quando a mulher tem um período menstrual acima de 7 dias, tendo que fazer várias trocas de absorventes devido ao fluxo intenso, é considerada a menorragia. Geralmente, esse problema acomete principalmente mulheres na faixa etária entre 30 e 50 anos.

Veja também mudanças que afetam o ciclo menstrual 

O que pode causar aumento do fluxo menstrual

As mulheres com fluxo menstrual aumentado devem consultar o ginecologista. O aumento do sangramento pode resultar da adaptação do organismo adolescente (que ainda não está maduro), mas também pode ser um sinal de que a mulher está entrando na menopausa. Entre outras causas estão:

  • Doenças endócrinas;
  • Problemas na coagulação sanguínea;
  • Pólipos uterinos (que são alterações benignas do endométrio);
  • Miomas (tumores benignos);
  • Câncer endometrial;
  • DSTs;
  • Problemas na tireoide;
  • Síndrome de ovários policísticos;
  • Uso de Dispositivos Intra-Uterinos/ DIU (em alguns casos).
    O aumento do fluxo menstrual pode ser causado por vários fatores. (Foto: divulgação)

Tratamento para o aumento do fluxo menstrual

Cada uma dessas doenças possui tratamento específico, medicamentoso ou cirúrgico, dependendo de cada caso e também dos sintomas. Há várias formas de tratar os sangramentos benignos, que vão desde comprimidos anti-inflamatórios até hormônios como pílulas anticoncepcionais, que atuam no fluxo e crescimento endometrial, podendo até bloquear a menstruação.

Os medicamentos podem produzir efeitos colaterais, sendo assim só devem ser usados sob orientação médica. O tratamento hormonal pode aumentar o risco de infartos e derrames cerebrais, por exemplo.

Para as mulheres que não apresentam causas específicas para o sangramento, mas que possuem baixa qualidade de vida e correm risco de apresentar anemia, pode-se fazer a chamada ablação endometrial histerocóspica, que é a retirada do endométrio.

O aumento do fluxo menstrual gera grande desconforto e pode colocar em risco a saúde da mulher. (Foto: divulgação)

Veja também pílula anticoncepcional 

O aumento do fluxo menstrual causa muito desconforto para a mulher e também pode colocar em risco sua saúde. O ideal é que a mulher procure o médico ginecologista para realizar os exames diagnósticos e dar início ao tratamento correto. Não se esqueça que o uso de medicamento só deve ser feito sob orientação médica.

 

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.