Bancos digitais: quais são seus benefícios e desvantagens?

O crescimento dos bancos digitais tem atraído cada vez mais o público jovem. Com a tecnologia cada vez mais presente nas nossas vidas, é necessário que o setor econômico corra para acompanhar.

Quais são os benefícios dos Bancos digitais?

Confira abaixo alguns benefícios:

Bancos digitais quais são seus benefícios e desvantagens (2)

Fonte/Reprodução: original

Isenção de taxas

Uma das principais novidades dos bancos digitais é o fato de não terem agências físicas. Portanto, gastos adicionais como luz, água e o salário para manter os funcionários da agência não existem, o que permitem que os bancos digitais não possuam, por exemplo, taxa de anuidade em seus cartões de crédito.

Ou seja, transferências como DOC e TED são gratuitas.

Praticidade e baixa burocracia

Ao abrir uma conta em bancos tradicionais é necessário levar diversos documentos como a carteira de identidade, comprovante de residência e até mesmo o telefone de alguém próximo.

Nos bancos digitais não é necessário essa leva de documentos, é necessário apenas preencher os dados solicitados.

Suporte via internet

Agora com advento da internet, dificilmente as pessoas vão preferir um método que envolva filas enormes para tirar suas dúvidas. Através das plataformas online, dos próprios bancos, é possível ter um atendimento ao cliente rápido para tirar dúvidas ou solicitar serviços.

Desvantagens dos bancos digitais

Agora veja algumas desvantagens abaixo:

Suporte presencial

Já que não possui agências físicas, os bancos digitais podem falhar com os clientes quando se trata de oferecer um atendimento presencial.

Falha no sistema

Apesar da praticidade que vem com o uso do celular como sua própria agência bancária portátil, caso haja uma falha no sistema é necessário esperar que o problema seja solucionado antes de poder voltar a ter acesso à conta.

Banco físico ou digital: em qual devo abrir conta afinal?

A instituição financeira em que você vai abrir o banco depende muito das suas necessidades no momento. Os bancos tradicionais, ou físicos, apresentam muitas taxas (anuidade de cartão de crédito, taxas para manutenção da conta e para realizar transações financeiras) que os bancos digitais não têm, mas o atendimento presencial faz toda a diferença para quem gosta de conversas “olho no olho”.

Já nos bancos digitais é possível resolver questões que nos bancos tradicionais viria acompanhada de enormes filas e questões burocráticas, no entanto, é possível ficar a mercê da empresa caso haja uma falha no sistema e não seja possível acessar a sua conta.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.