A hora do banho do bebê para as mamães de primeira viagem é um momento crucial porque ele ainda é muito delicado e mole. Por isso, as mamães ficam apreensivas e com medo de darem banho nas suas crianças. Pensando nisso, fizemos esse artigo com dicas, cuidados e como fazer para dar banho no bebê.
Antes de colocar o bebê na banheira, encha-a com água em temperatura morna, na média de 38ºC em dias mais frios. Se você tiver um misturador, mexa bem a água, pois um canto da banheira poderá ficar mais quente que o outro, causando queimaduras no seu bebê. Se a água for esquentada no fogão, coloque primeiro a água fria e depois, a quente.
Para bebês de até 6 meses, é indicado que seja colocado aproximadamente 13 centímetros de água ou até o suficiente para que a água chegue até os ombros do bebê, pois muitos bebês choram de frio quando não são cobertos de água até essa altura. Porém, se o seu filho já fica sentado, não coloque água acima da linha da cintura.
Para lavar os bebês pequenos que ainda tenham o pescoço mole, segure a cabecinha com cuidado com uma das mãos e lave o resto do corpo com a outra mão, passando o sabonete e o xampu delicadamente e jogando a água com a mão levemente.
Os sabonetes e os xampus devem ser feitos especialmente para bebês, pois são menos agressivos à sua pele e aos seus olhos. Portanto, nada de usar produtos muito cheirosos, pois poderão causar alergias à sua criança.
Ao retirar a criança da banheira, deixe-a deitada em um local plano para que você possa secá-la corretamente. Com uma toalha felpuda ou com uma fralda de pano, retire toda a água das suas dobrinhas e passe talco na bundinha dela para não ficar assada.
Por fim, em hipótese alguma deixe o seu bebê sozinho na banheira. Se a campainha ou o telefone tocarem, enrole-o em uma toalha e leve-o com você, porque casos de afogamento são muito comuns. Lembre-se que um bebê pode se afogar em apenas 2 centímetros de água e em menos de 60 segundos. Portanto, nunca se esqueça dessa recomendação.
O banho do bebê é muito importante tanto para a criança quanto para a mãe, que aprende a conhecer melhor o seu filho e a ter mais segurança na sua criação. Por isso, siga as nossas orientações para que o seu bebê cresça saudável, seguro e feliz.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.