A prevenção contra doenças cardíacas, o combate ao Alzheimer e o controle do peso são alguns dos vários benefícios do inhame para a saúde, aos quais você pode ter acesso, caso adicione esse poderoso tubérculo ao seu cardápio.
Cultivado há milhares de anos, o inhame é um tubérculo do gênero Dioscorea, bastante utilizado em diversos pratos da nossa culinária. Mas o que muita gente não sabe é que as receitas com inhame podem trazer diversos benefícios para o corpo, como um todo.
Rico em fibras solúveis, carboidratos, proteínas, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio, vitamina C e vitaminas do complexo B, entre outras, ele possui inúmeras propriedades medicinais, podendo ser usado na prevenção e no combate a uma série de doenças.
Benefícios do Inhame para Saúde
Conheça, a seguir, alguns dos principais benefícios do inhame:
– Protege o coração: ajuda a reduzir os níveis de colesterol e a controlar a pressão arterial, prevenindo uma série de doenças cardíacas.
– Previne o câncer: poderoso antioxidante, o inhame combate os radicais livres que estão associados aos mais variados tipos de câncer.
– Fortalece o sistema imunológico: grande fonte de vitamina C, ele é ótimo para reforçar as defesas do organismo.
– Alivia o intestino: se você quer ter uma boa saúde intestinal, consumir inhame é uma boa pedida.
– Ameniza os sintomas da TPM e da menopausa.
– Auxilia no combate ao mal de Alzheimer.
– Aumenta a fertilidade.
– Reduz os riscos da degeneração macular.
– Combate diabetes tipo 2, auxiliando na redução de açúcar no sangue.
– Fortalece o sistema nervoso.
Inhame emagrece
Está na luta para perder peso? Então, o inhame pode ser um ótimo aliado, pois além de todos os benefícios já citados, tem pouca gordura e é um alimento de baixa caloria, contribuindo também para o aumento da saciedade.
Ou seja, inhame emagrece e faz muito bem para a saúde.
Dicas para consumir inhame
O inhame pode ser consumido cru, cozido, assado, frito ou ainda em sopas, purês e diversos outros tipos de receitas, inclusive de bolos e pães. Ele é um ótimo substituto para a batata, por exemplo, podendo acompanhar refeições com peixes e carnes magras.
Vale ressaltar que ele também costuma ser chamado de cará, taro ou inhame do norte, entre outras nomenclaturas.
Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.
Comentários fechados
Os comentários desse post foram encerrados.